RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Estudo de um motor ciclo diesel monocilíndrico bi-combustível

Mostrar registro simples

Autor Rosa, Josimar Souza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8519185336420285;
Orientador Wander, Paulo Roberto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3438508833347823;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Estudo de um motor ciclo diesel monocilíndrico bi-combustível;
Resumo Este trabalho buscou analisar o funcionamento de um motor de combustão interna (ciclo Diesel) operando com misturas parciais de óleo diesel com gás natural veicular, e óleo de soja com gás natural veicular. Os ensaios foram realizados em um motor Agrale modelo M90, monocilíndrico, acoplado a um alternador, tendo como carga um banco de resistências. A análise realizada contemplou o desempenho em termos de consumo de combustível, potência e emissões gasosas de óxidos de nitrogênio, dióxidos de enxofre, monóxido de carbono, entre outros gases, bem como a análise da opacidade da fumaça. Os resultados mostraram que é viável a utilização de gás natural em motores ciclo Diesel sem remoção do sistema de injeção de diesel original, representando uma considerável redução nas emissões específicas dos óxidos de nitrogênio, sem perda de potência, porém resultando em combustão incompleta em altos percentuais de substituição de combustível líquido por gasoso. De maneira geral o melhor resultado em relação à eficiência foi possível com percentual de substituição de 43,7% de diesel por gás natural, no qual o conjunto motor gerador apresentou rendimento aproximado de 33,17%. A opacidade da fumaça emitida pelo motor foi reduzida significativamente quando funcionou em modo bi-combustível tanto com diesel e gás natural como óleo de soja e gás natural.;
Abstract This study aims to analyze the operation of an internal combustion engine (diesel cycle) with partial mixtures of diesel oil and natural gas, and oil vegetable soybean and natural gas. The tests were carry in an engine Agrale model M90, monocilynder, coupled to alternator, and which charged a bank of resistors load. The analyses include performance fuel consumption, power and gas emissions of nitrogen oxides, sulfur dioxides, carbon monoxide, and other gases, as well the analysis of the smoke opacity. Results showed that it is feasible to use natural gas in diesel cycle engines without removing the original diesel injection system, generating a considerable reduction in specific emissions of nitrogen oxides, without loss of Power, but resulting in incomplete combustion at high percentages replacement of liquid fuel for natural gas. Generally, the Best result for efficiency was possible with replacement percentage of 43,7% of diesel per natural gas, when the generation setting showed efficiency equal at 33,17%. The smoke opacity was reduced significantly when operated in dual fuel both diesel and natural gas as soybean oil and natural gas.;
Palavras-chave Motor diesel; Bi-combustível; Mono-combustível; Diesel engine; Dual-fuel; Mono-fuel;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Mecânica;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-03-21;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3459;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística