Resumo:
A propaganda cumpre um papel importante em favor da sociedade, economia e mercado das empresas. Seu valor no marketing é fundamental, considerada a principal ferramenta de exposição ao público, capaz de modificar comportamentos e atitudes, encantando e persuadindo os mesmos com apelos variados e que fazem a diferença no contexto propagandístico. Isto é, o humor é um apelo considerado irreverente e de sucesso quando bem usado nas peças publicitárias. É um recurso que pode facilitar o interesse do consumidor pela mensagem. Objetiva-se neste estudo aprofundar o entendimento acerca da percepção dos consumidores sobre o humor presente nas propagandas televisivas. Destaca-se, no entanto, que existem poucos estudos que remetem ao apelo humor no Brasil, especificamente nas propagandas televisivas. Para tanto, a presente dissertação contribui com o tema, apresentando estudos bibliográficos de autores seminais e descrevendo um estudo qualitativo no método de amostragem teórica, especificamente como entrevista em profundidade. Abordando doze mulheres, ditas como donas de casa e profissionais de mercado, que dizem gostar de ver televisão, com características biográficas variadas (idade, estado civil, profissão) e consequentemente com características comportamentais bem distintas. Nas etapas metodológicas, as participantes foram entrevistadas separadamente (uma por uma), totalizando nove perguntas, mas ressaltando, quando necessário, a realização de "subperguntas", a fim de instigar e fazê-las falar e exprimir sentimentos, emoções e valores. O método dessa entrevista expõe tais condições, tendo em vista que sua intenção é levantar todos esses dados comportamentais para uma conclusão satisfatória do estudo. A entrevistadora, dita como investigadora (STRAUSS, 2008), não tendência as respostas, mas faz as entrevistadas responderem com detalhes, buscando envolvê-las para assim perceber e aprofundar nas suas formas de comunicação verbal ou não-verbal o assunto proposto. Depois dessa etapa, fazem-se as análises comparando respostas e avaliando, numa visão sistêmica e num foco aprofundado, o olhar que as mesmas têm em relação ao humor nas propagandas. Diante dessa proposta, o estudo constata que há um comportamento positivo, um olhar notável na aceitação do humor nas propagandas que condiciona e acaba influenciando no quesito lembrança e "no chamar a atenção" do telespectador, embora o atributo humor deva estar unido a outros elementos-chaves que ajudam e favorecem a persuasão, como por exemplo, a criatividade contextual, a necessidade dos produtos na visão do consumidor, o preço, o nome, os personagens, entre outros. O fato de aceitar e ver o humor como um apelo forte e dito como diferencial pode estabelecer uma relação direta junto à intenção da compra, mas nessa condição, são necessários mais estudos e métodos diferenciados para admitir tal hipótese com exatidão. Com o estudo, pode-se constatar que o indivíduo vê a propaganda humorística, quando "bem feita", com "bons olhos". De acordo com as entrevistadas, o comercial que utiliza o humor fica na lembrança do indivíduo, associa o produto à propaganda, e como consequência, serve de auxílio no ato da compra. Quanto às implicações acadêmicas e sugestões a dar continuidade a futuros estudos são expostos no fim da dissertação.