Resumo:
A presente tese aborda a invenção do conceito de pausa audiovisual – pausa AV –, partindo das percepções e dos afetos sobre um corpus de 80 materiais que abrangem produções televisivas, videográficas, cinemáticas, fotográficas e internéticas. Utilizando os aportes teórico-metodológicos de Silva e Rossini, Bergson, Deleuze, Guattari, Derrida, Benjamin e Kilpp, entre outros, o corpus foi produzido cartograficamente, tendo em vista as audiovisualidades e sua processualidade rizomática; foi problematizado a partir do método intuitivo; foi de
sconstruído e agrupado em constelações; e, por fim, dissecado em moldurações,
molduras e emolduramentos para dar a ver os sentidos ofertados. Tal arquitetura possibilitou a seguinte conclusão: a pausa AV é um misto que, como tal, possui uma tendência atualizada em ralentis, inscrições fotográficas e fragmentos longos, e outra, virtual: a espera. Essa constituição a diferencia como ethicidade
do mundo audiovisual contemporâneo, que oferta sentidos a partir de suas figuras sonoras, dos intervalos, das diamorfoses e das suspensões e, possivelmente, agencia esperas no observador – comoexpectativa ou antecipação –, respondendo a desejos e a crenças do homem atual acerca de seu mundo e de sua existência. A delimitação do conceito de pausa AV contribui para a compreensão da cena audiovisual contemporânea, plena de outras ethicidades como o tempo e o acontecimento audiovisuais, dadas a ver também pelos agencimentos da pausa AV.