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O ensino de contabilidade pública nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul

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Autor Maciel, Elisângela Batista;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7084213461690241;
Orientador Kronbauer, Clovis Antônio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9586157708831103;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O ensino de contabilidade pública nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul;
Resumo O presente estudo objetivou analisar se os conhecimentos de Contabilidade Pública, constantes dos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Ciências Contábeis de IES do Rio Grande do Sul, para a disciplina de contabilidade pública, atendem ao que está proposto pelos organismos reguladores, além das normas contábeis específicas aplicadas ao Setor Público. A pesquisa é classificada quanto aos fins como descritiva, quanto aos meios como documental, com características predominantemente quantitativas e com aspectos qualitativos presentes nas análises realizadas. A amostra é formada de 28 Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul que oferecem os cursos de Graduação em Ciências Contábeis, na modalidade presencial e que disponibilizaram seus conteúdos programáticos e ementas da disciplina de Contabilidade Pública nas respectivas páginas eletrônicas ou a partir de contato por correio eletrônico aos coordenadores dos cursos. As análises de dados apoiaram-se em quadros, tabelas e gráficos, elaborados com base em técnicas de estatística descritiva e avaliação de diferenças de médias com uso de análise de variância, por meio da Anova: Fator Único. Os resultados revelaram que as instituições atendem de forma significativa as proposições do Conselho Federal de Contabilidade e itens das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público no ensino da contabilidade pública. A média de aderência nas instituições, comparada à proposta curricular do Conselho Federal de Contabilidade, atingiu 79,08% enquanto que a média de aderência foi de 72,40% com relação ao conteúdo das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. As comparações realizadas com relação à carga horária disponibilizada para a disciplina, semestre em que ela ocorre, região geográfica e categoria e organização acadêmica da instituição não revelaram diferenças significativas nos níveis de aderência avaliados.;
Abstract This study aimed to examine whether the knowledge of Public Accounting, constant from the pedagogical projects of undergraduate courses in Accounting from IES of the Rio Grande do Sul, to the public accounting discipline, attend to what is proposed by the regulatory bodies, in addition to accounting standards Specific applied to the Public Sector. The research is classified as descriptive as to the purposes, as to the means as documentary, with characteristics predominantly quantitative and with qualitative aspects in the present analyzes. The sample consists of 28 Higher Education Institutions of Rio Grande do Sul that offer undergraduate courses in Accounting, in the classroom and who provided the programmatic contents and menus of the discipline of Public Accounting in their web pages or from a contact by mail to the coordinators of the courses. Data analyzes were based on charts, tables and graphs, prepared based on descriptive statistical techniques and evaluation of mean differences using analysis of variance, by Anova: Single Factor. The results revealed that institutions meet significantly propositions of the Federal Council of Accounting and items of Brazilian Accounting Standards Applied to the Public Sector in the teaching of public accounting. The average of adherence in the institutions, compared to the proposed curriculum Federal Accounting Council, reached 79.08% while the average compliance was 72.40% in relation to the contents of the Brazilian Accounting Standards Applied to the Public Sector. The comparisons made with respect to workload available for discipline, semester in which it occurs, geographic region and category and academic organization of the institution, revealed no significant differences in grip levels evaluated.;
Palavras-chave Ensino; Contabilidade pública; Instituições de ensino superior; Education; Public accounting; Higher education institutions;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-04-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3396;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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