Resumo:
Compreender o que direciona e estimula o consumo de produtos verdes pode ser relevante para promover a consciência ambiental, especialmente tendo em conta que a participação estimada de mercado de produtos verdes é inferior a 4% em todo o mundo, sob uma perspectiva de aumento da demanda. Os países emergentes têm contribuído para o aumento dos níveis de consumo e seu consequente impacto ambiental sobre a produção verde. Neste contexto, esta pesquisa avalia os elementos que direcionam o consumo de produtos verdes e analisa as ações para alavancar o consumo e produção destes produtos. A pesquisa divide-se em duas partes: uma quantitativa, realizada junto aos consumidores de produtos verdes na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e a outra qualitativa, realizada junto a ONGs, a associações e a fundações em todo o estado. Os dados da pesquisa quantitativa foram analisados por meio de uma análise fatorial e de um modelo de equações estruturante causal, que foi criado para avaliar os elementos direcionadores do consumo verde. Os seguintes construtos foram fortemente correlacionados com o consumo verde: Informação e Conhecimento, Atitude Ambiental, Contexto Social e Consciência Ambiental. No entanto, a qualidade e o preço dos produtos verdes têm demonstrado uma relação mais fraca com o consumo. Os construtos indicaram que a amostra estudada reconhece e busca informações sobre as questões ambientais, preocupa-se com os impactos do consumo de bens, com a saúde e rejeita marcas ou empresas que possam ter demonstrado comportamento ambiental inadequado. As informações sobre produtos verdes e sua disponibilidade no ponto de venda foram destacadas como forma de aprimorar o consumo verde. Já os dados da pesquisa qualitativa foram analisados por meio da análise de conteúdo, tendo o objetivo de identificar as ações realizadas pelas ONGs, Associações e Fundações no que tange à prática em políticas públicas, a parcerias, à responsabilidade social e ao desenvolvimento econômico, a partir de entrevista com seus responsáveis. No que diz respeito às ações de alavancagem do consumo de produtos verdes, foi possível identificar que há uma maior contribuição para a elaboração de leis, no trabalho em parceria com os órgãos públicos com vistas à busca de incentivos para os produtos verdes. Entretanto, há poucas parcerias com empresas, além de déficit em projetos educacionais para crianças e divergências entre os entrevistados no que tange ao desenvolvimento econômico, pois foram observadas ideias contraditórias sobre como medir o seu desenvolvimento e formas de se investir tendo em vista o crescimento. Este resultado sugere que a educação pode aumentar o compromisso com o meio ambiente e, consequentemente, favorecer o consumo verde. Campanhas publicitárias podem contribuir para o engajamento de novos consumidores. No que diz respeito ao setor gerencial das ONGs, fundações e associações, estudos destacam o consumidor como elemento para mudança nos padrões de consumo, no entanto, grande parte de suas ações visam à proteção do produtor e do agricultor, necessitando, assim, mudar o seu foco.