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A construção intersubjetiva da avaliação escolar: um estudo enunciativo das dramáticas de uso de si na atividade do coordenador pedagógico em conselho de classe

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Autor Richter, Josiane;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8598723463748437;
Orientador Teixeira, Terezinha Marlene Lopes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6037383980782552;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A construção intersubjetiva da avaliação escolar: um estudo enunciativo das dramáticas de uso de si na atividade do coordenador pedagógico em conselho de classe;
Resumo Nosso objeto de estudo é constituído por interlocuções entre uma coordenadora pedagógica e professores em conselho de classe. Neste estudo tem-se como objetivo olhar para a intervenção intersubjetiva no processo de avaliação em conselho de classe. Observando a atividade real de trabalho de uma coordenadora pedagógica, quer-se dar visibilidade ao modo como esta profissional, neste caso específico, gerencia um conselho de classe. Traz-se à discussão uma dimensão que não é levada em conta em atividades de gestão: as normas previamente instituídas para regular o trabalho e o saber técnico que o orienta são sempre singularizados na atividade de trabalho. Nesse processo, emerge o saber investido com a qual os coordenadores pedagógicos enfrentam os desafios diariamente colocados na execução de suas funções. Com o auxílio da teoria da enunciação, de Émile Benveniste, e da ergologia, proposta pelo filósofo Yves Schwartz, identifica-se de que forma os envolvidos na pesquisa se singularizam ao exercerem sua atividade profissional.;
Abstract The object of our study is constituted by interlocutions between a pedagogical coordinator and the students’ assessment board. This study aims to look at intersubjective intervention in the assessment process of the class conference. Observing the specific activities of a pedagogical coordinator when performing her work, we aim to hone in on how such a professional, in this specific case, manages the class conference. This will draw attention to an aspect which in general is not taken into account in management activities: the previously established guiding principles to regulate the work and the know-how orientating it are always unique in every activity. This process reveals the knowledge put to use by the pedagogical coordinators when facing the daily challenges of their function. With the help of the Theory of Linguistic Acts by Émile Benveniste, and of Ergology, proposed by the philosopher Yves Schwartz, it is possible to identify the uniqueness of the persons on whom this research is based and which is reflected in the performance of their professional activity.;
Palavras-chave Subjetividade; Teoria de enunciação; Ergologia; Coordenador pedagógico; Conselho de classe; Subjectivity; Theory of linguistic acts; Ergology; Pedagogical coordinator; Class conference;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-02-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3384;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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