Autor |
Reyes Junior, Edgar; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4600683588964302; |
Orientador |
Bitencourt, Claudia Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7715385604038814; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
As relações interpessoais em redes de apoio ao terceiro setor; |
Resumo |
As relações sociais são fundamentais para a vida em sociedade. A confiança é um elemento essencial para a efetividade dos relacionamentos interorganizacionais. Embora não tenha um conceito claro, observa-se uma forte relação entre confiança e processos de interação social, nos quais ocorrem a partilha de valores. A relação social pode evoluir na direção de amizades ou conhecidos próximos (acquaintance). A confiança pode ser intermediada também pela percepção de terceiros, que é um mecanismo da reputação interpessoal, em vez da interação direta entre as partes. A confiança é analisada em seus componentes relacionais e cognitivos. O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos que não pertencem à esfera do Estado ou do mercado. Estas organizações sem fins lucrativos são criadas e mantidas por meio da participação voluntária e visam dar continuidade às práticas tradicionais de filantropia. Elas estão próximas às comunidades locais para compreender suas necessidades. Estas relações sociais podem influenciar no apoio ao terceiro setor. O objetivo desta pesquisa foi Compreender como se estabelecem as relações sociais em uma rede de instituições apoiadoras ao terceiro setor. Para alcançar este objetivo foi necessário analisar as relações entre apoiadores e instituições do terceiro setor; identificar os aspectos estruturais da rede de apoiadores da instituição do terceiro setor; verificar os elementos formadores das relações sociais estabelecidas na rede; e, analisar as características determinantes da reputação dos atores na rede. Trinta e três apoiadores da Parceiros Voluntários em Bento Gonçalves foram entrevistados. A técnica do incidente crítico e a análise de redes sociais foram utilizadas para analisar os dados coletados nas entrevistas. Há diferentes motivos para o apoio a organizações do terceiro Setor, que podem ser definidos como motivos institucionais, pessoais e racionais. A presença de uma entidade local atribui credibilidade à organização do terceiro setor. Os atores centrais da rede também são ligados à instituições sociais. Os atores em uma rede se agrupam a partir de características particulares destes indivíduos. Sobre as relações sociais, inicialmente fica clara a diferença entre a amizade e a amizade de negócios. A auto revelação é o elemento que distingue as relações de amizade e amizade de negócios. Enquanto os aspectos afetivos predominam na primeira, o utilitarismo está presente na amizade de negócios. As características que envolvem as relações sociais e a confiança interpessoal podem ser divididas entre aquelas que geram a relação e aquelas que as fazem evoluir. A semelhança de comportamentos se distingue como principal fator que permite a aproximação entre as pessoas. A honestidade, enquanto redutor de comportamentos oportunistas, também se manifesta de forma importante. A complementaridade e a rede de relacionamentos são importantes para aproximar os atores nas relações de amizade de negócio. Para consolidar as relações, a disponibilidade de tempo e para servir, o convívio constante, o aconselhamento e o respeito são as características predominantes, tanto para as relações de amizade, quanto para as amizades de negócio.; |
Abstract |
The social relationships are an essential element for the effectiveness of interorganizational relationships. Although not a clear concept, there is a strong relationship between trust and social interaction processes in which occur shared values. The social relationship can evolve toward friendships or acquaintance. Trust can also be mediated by the perception of others, which is a mechanism of interpersonal reputation, rather than the direct interaction between the parties. This set of relationships differentiates the network actors in their relational power. The third sector is comprised of nonprofit organizations that do not belong to the sphere of the State or the market. These nonprofits are created and maintained through voluntary participation and aim to continue the traditional practice of philanthropy. They are next to the local communities to understand their needs. These social relationships can influence the support for the third sector. The objective of this research was to understand how to establish socially trust in a network of supporting institutions to the third sector. To achieve this objective it was necessary to analyze the relationship between supporters and institutions of the third sector; to identify the structural aspects of the network of supporters of third sector institution; to verify the formative elements of social relations in the network; and to analyze features determinants of reputation actors in the network. Thirty-three supporters of Parceiros Voluntários from Bento Gonçalves were interviewed. The critical incident technique and social network analysis were used to analyze the data collected in interviews. There were different reasons for supporting the third sector organizations, which can be defined as institutional, personal and rational reasons. the presence of a local entity gives credibility to the organization of the third sector. The central actors in the network are also connected to social institutions. Actors in a network are grouped from particular characteristics of these individuals. About social relations, initially there is a clear difference between friendship and acquaintance. Self revelation is the element that distinguishes the relations of friendship and acquaintance. While the affective aspects predominate in the first, utilitarianism is this acquaintance. The characteristics that involve social relationships can be divided in to those that generate the relationship and those who make them evolve. The similarity of behavior is distinguished as the main factor that allows the rapprochement between people. Honesty, while reducing opportunistic behavior also manifests itself important. Complementarity and network relationships are important to bring actors in relations of acquaintance. To consolidate relations, the availability of time and to serve the constant socializing, counseling and respect are the predominant features for both for relations of friendship, and for the acquaintance.; |
Palavras-chave |
Terceiro setor; Relações sociais; Confiança; Redes interorganizacionais; Third sector; Trust; Social relationship; Interorganizational networks; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2012-09-28; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3377; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |