Resumo:
A interação com a atividade pesqueira é considerada um dos principais problemas de conservação enfrentados pelo leão-marinho sul-americano (Otaria flavescens). Contudo, raramente o conhecimento dos pescadores a respeito da espécie e do conflito tem sido avaliado e levado em consideração na elaboração de medidas de manejo e conservação. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento ecológico dos pescadores locais e descrever a sua percepção sobre as interações entre a pesca e o leão-marinho sul-americano a comunidade pesqueira de Torres/Passo de Torres (29°19’S; 49°43’W), Rio Grande do Sul, Brasil. Para tanto, foram entrevistados 100 pescadores desta comunidade usando questionários com perguntas fechadas sobre a biologia e ecologia dos leões-marinhos, as interações com a pesca e sobre o Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos (uma área de concentração invernal de lobos-marinhos e leões-marinhos, localizada a aproximadamente 1,8 Km da costa, em frente ao município de Torres). Os dados foram registrados através de questionários com questões fechadas e avaliados através da frequência. Como resultado foi observado que 72% dos pescadores reconhecem a espécie corretamente em fotos ilustrativas 78% sabem que ela ocorre na região preferencialmente nos meses de inverno e primavera. A percepção sobre as interações foi considerada negativa e 64% dos entrevistados consideraram o conflito como prejudicial à pesca. Contudo, não foi encontrada correlação entre conhecimento e percepção (r = 0,002, p = 0,983). Questões envolvendo renda, faixa etária ou escolaridade não demonstraram relação com a percepção dos pescadores. Jáa experiência do pescador demonstrou ter influência sobre sua percepção (χ2 = 21,962, gl = 6, p = 0,001), sugerindo que quanto mais tempo de trabalho na pesca tem o pescador, mais negativa é sua percepção sobre o leão-marinho sul-americano e o conflito. Diante deste diagnóstico, percebe-se a necessidade da valorização da imagem do leão-marinho sul-americano nesta comunidade através de processos relacionados à comunicação ambiental e educação ambiental, a fim de sensibilizar a comunidade sobre a importância trófica da espécie, garantindo assim sua conservação.