Resumo:
Atualmente o uso de substâncias psicoativas representa um grande desafio em saúde pública e a precocidade deste contato, principalmente entre crianças e adolescentes em idade escolar vem ganhando destaque, demonstrando a necessidade de políticas públicas preventivas que incluam esta população. Programas de prevenção neste sentido tem maior efetividade quando se constituem com múltiplas abordagens, integrando instituições e vários setores da sociedade. A partir de meados da década de 90, a promoção de saúde no ambiente escolar passou a ser pautada no cenário mundial como uma iniciativa fundamental para desenvolver e propiciar espaços escolares mais saudáveis de uma forma abrangente. A proposta inicial do estudo foi investigar a relação entre as diferentes condições promotoras de saúde, relacionadas à estrutura, recursos e ações apresentadas por escolas de dois municípios de médio porte do estado do Rio Grande do Sul e o uso de substâncias psicoativas entre os escolares a elas vinculados. Em função da inexistência de instrumento validado para análise do ambiente escolar no Brasil e dos limites inerentes ao percurso de mestrado, optou-se primeiramente pelo desenvolvimento e validação do instrumento para avaliar as iniciativas de promoção de saúde nas escolas. O objetivo de investigar a relação entre esta variável e os comportamentos relacionados ao uso de substâncias será contemplado numa segunda etapa do estudo. Foram cumpridas aqui as seguintes etapas: revisão da literatura e leitura de documentos nacionais, internacionais e guias norteadores da temática em questão, incluindo o Programa Saúde na Escola; elaboração de um instrumento, chegando-se a 60 itens embasados na literatura revisada; validação de conteúdo dos itens pela técnica Delphi, com apoio de cinco especialistas de nível regional e nacional na área da promoção da saúde escolar; aplicação do instrumento em 53 escolas municipais, estaduais e particulares, nos municípios de Sapiranga e Lajeado, no interior do estado do RS; validação do instrumento através de análises de confiabilidade e de componentes principais. As dimensões resultantes destas análises englobaram aspectos pedagógicos, estruturais e relacionais evidentes no ambiente escolar, por observação direta ou por informação do gestor escolar. Os dados relativos a este estudo serão submetidos à publicação em artigo denominado Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação de promoção de saúde na escola.