Resumo:
Existem diferentes métodos para o processo de desenvolvimento de novos produtos, as quais abordam, principalmente, uma sequência de passos lógicos aplicados por uma pessoa ou equipe e baseados no escopo do projeto. Entende-se que o contexto organizacional atual exige um processo de desenvolvimento de produtos que contemple este dinamismo vivenciado. Nesse sentido, essa pesquisa realiza a aplicação do Pensamento Sistêmico (SENGE, 2004) durante o processo de desenvolvimento de um novo curso de graduação tecnológica na Unisinos, em busca da análise do lançamento, no tempo e no espaço, identificando os impactos sistêmicos do novo curso. A pesquisa foi desenvolvida no setor de educação superior devido ao crescimento deste setor no Brasil e ao aumento da competitividade (MEC/Inep, 2012) e foi aplicada seguindo a lógica do Design Science Research (BAYAZIT, 2004). Foi realizado o mapeamento do processo atual de desenvolvimento de novos cursos da Unidade Acadêmica de Graduação para compreensão e identificação de lacunas. Com isso, a metodologia do Pensamento Sistêmico e Planejamento por Cenários (ANDRADE, et al., 2006) foi aplicada com um grupo de professores e pesquisadores da Universidade que participaram do desenvolvimento do curso Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial. A pesquisa apresenta como artefato um conjunto de estratégias robustas e condicionais para a Universidade aplicar independente do cenário que venha a se configurar.