Resumo:
Um dos grandes desafios que se percebe no mundo contemporâneo é a necessidade de serem geradas novas soluções que contemplem melhorias de qualidade de vida às populações marginalizadas pelo paradigma econômico atual. As inovações sociais surgem como forma de minimizar as diferenças e as desigualdades. Assim, esta pesquisa se alicerça na seguinte questão: como ocorre a governança da inovação social, através da colaboração interorganizacional? O referencial teórico está baseado em três eixos principais: a inovação social, a colaboração interorganizacional e a governança. Definiu-se, como objeto do estudo empírico, o Canal Futura - canal de televisão educativa que se denomina como um projeto social de educação que, além de produzir e veicular programas educativos, busca mobilizar pessoas e comunidades, através das Salas Futura, localizadas em comunidades de baixa renda, com o objetivo de promover a troca de saberes entre jovens, educadores e comunidades. A metodologia empregada foi o estudo de caso, com realização de entrevistas semiestruturadas e de observações diretas. Foram entrevistados tanto gestores dos projetos (Canal Futura e Sala Futura), como gestores das organizações mantenedoras do Canal e usuários. Com base nos dados, constatou-se que, no caso estudado, a colaboração interorganizacional possibilitou o surgimento de inovações sociais, de duas formas: como processo e como resultado. Como processo, através do estabelecimento de novas relações sociais, de novas trocas de informações e de conhecimentos, gerando assim, aprendizagem individual e coletiva. Como resultado, através do empoderamento e da transformação do indivíduo e, consequentemente, do território. Identificou-se que, no processo de desenvolvimento de inovação social, podem existir diversas redes de colaboração que possuem motivadores comuns, como a aquisição de recursos, a complementaridade de capacidades e o alcance de objetivos comuns. Para a obtenção da inovação social como resultado, destaca-se a importância da participação efetiva dos três setores (público, privado e terceiro setor). Como mecanismos de coordenação da relação entre os membros da rede, foram identificados dois modelos de governança: a governança através de uma organização líder (uma organização membro que coordena as ações da rede) e a governança compartilhada (a coordenação das ações é compartilhada entre todos os membros da rede). Por fim, identificou-se que não há um modelo ideal de governança, contudo, para a geração de inovação social através da colaboração, é fundamental a interação entre todos os membros participantes da rede e a existência de mecanismos de governança que possam ser adaptados às características e aos objetivos de cada rede.