Resumo:
O objetivo deste estudo é ajudar as empresas na tomada de decisão com relação à base de clientes e ajuste de suas promoções de mercado num contexto de risco de crédito comercial. O resultado da pesquisa é a proposição de um novo modelo. Como contribuições teóricas, pode ser citado o desenvolvimento de um modelo de risco de crédito capaz de estimar um risco de inadimplência para cada pagamento efetuado por um cliente. Isso difere dos modelos encontrados na literatura, que estimam apenas um risco para cada cliente. Outra contribuição é o desenvolvimento de um modelo baseado na métrica de Customer Lifetime Value com componentes inéditos (assimetria entre prazos de pagamento e recebimento e risco de crédito). Esta pesquisa é dividida em três fases distintas: uma fase exploratória, resultado de uma pesquisa realizada na literatura em busca de conceitos e elementos alinhados ao objetivo; a segunda é a proposição do método e do modelo propriamente ditos, e a terceira e última fase foi a aplicação do modelo a um estudo de campo, o qual utilizou dados de 14.259 faturas e 229 clientes. Os dados são de dezembro de 2007 a agosto de 2009. O modelo de risco de crédito integrado ao modelo proposto classifica as faturas pagas com 75,52% de assertividade média. Os resultados do estudo de campo ajudaram a empresa estudada a realizar uma série de mudanças na sua base de clientes, resultando com essas medidas num ganho estimado de mais de R$ 2,5 milhões para 2010.