Resumo:
As empresas de construção procuram melhorar seus procedimentos e tentam ultrapassar o nível geral da construção civil. Nos últimos anos, as empresas de construção implementaram ferramentas e práticas para alcançar um nível de qualidade e padronização, como desejado por seus clientes, tais como a ISO 9001 e o sistema brasileiro PBQP-H. Em alguns casos, as empresas de construção implementam sistemas isolados para gerir a produção, qualidade, segurança e meio ambiente. A integração entre a produção e outros sistemas de gestão é benéfico para alcançar melhorias na construção. No entanto, não existem trabalhos de pesquisa que descrevem este tipo de aplicação em pequenas empresas de construção, que constituem a maioria das empresas. Este trabalho estuda a implementação de um sistema de gestão completo integrado numa empresa de construção, visando reduzir desperdícios no processo produtivo. O trabalho inclui o diagnóstico de uma empresa antes e depois da implementação do processo integrado, bem como a identificação de resultados Desenvolveu-se através da observação de três canteiros de obra de porte semelhante, na cidade de Bento Gonçalves, RS, Brasil. No processo de investigação foram implementadas as ferramentas de planejamento e controle em todos os sistemas de gestão em curto, médio e longo prazo. Com os resultados pode-se concluir que há viabilidade de implementar este sistema em empresas de pequeno porte, com redução de resíduos no processo de produção.