Abstract:
O tema principal da presente tese é a longevidade organizacional. Pesquisas realizadas com empresas dos Estados Unidos e da Europa indicam que o tempo médio de vida das organizações está diminuindo, a tal ponto de as empresas apresentarem um ciclo de duração menor do que a vida média das pessoas. Especificamente no âmbito brasileiro, as turbulências econômicas, vividas nas décadas de 1980 e 1990, contribuíram para o encerramento de atividades de muitas empresas. Estudos realizados no Brasil indicam que, em determinados setores, mais de 80% das empresas listadas dentre as 500 maiores do país, em 1973, deixaram de sê-lo ao final de 2005. Dentre os setores mais afetados pela mortalidade empresarial está o varejo brasileiro. Tradicionais empresas deste segmento não enfrentaram adequadamente as mudanças macroambientais e setoriais e acabaram encerrando as atividades. A tese se constitui num estudo de caso, de natureza longitudinal, tendo como objetivo geral identificar como a Lojas Renner, empresa que completará 90 anos em 2012, enfrentou dificuldades e prosperou num setor onde outras grandes varejistas desapareceram nos últimos 30 anos. Para a sua realização foram entrevistados, dentre outras pessoas, seis altos executivos responsáveis pelas decisões da Empresa nos últimos 45 anos. Adicionalmente, houve o exame dos seus relatórios anuais dos exercícios de 1979 a 2009 e, para a melhor compreensão dos movimentos competitivos do setor, foi realizada pesquisa em revistas especializadas em negócios em idêntico período. Os resultados indicaram que a Empresa superou adversidades e prosperou em função de um conjunto de ações que se mostraram eficazes. A Lojas Renner ajustou seu posicionamento diante das forças setoriais, reconfigurou suas atividades de maneira coerente, recompôs sua base de recursos, capacidades e competências e desenvolveu rotinas que lhe permitiram acompanhar as mudanças do ambiente de negócios e, em determinados momentos, liderar esse processo. As análises realizadas indicaram que as lentes teóricas empregadas, apoiadas no posicionamento e na visão baseada em recursos, tidas como alternativas, quando adotadas em conjunto, são capazes de explicar, de forma mais ampla, a trajetória e a persistência de uma empresa ao longo do tempo.