Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar, com base na Dependência de Trajetória e Criação de Trajetória, os eventos críticos ocorridos e as perspectivas futuras que influenciam nas escolhas estratégicas na organização não governamental Parceiros Voluntários. Como principais referências teóricas relativas à Dependência de Trajetória foram resgatados trabalhos de Barney (1991; 1995) e outros autores da VBR, como Teece; Pisano e Shuen (1997), Becker e Ruas (2005), Mahoney (2000) e Balestro et al. (2004), David (2000), Licha (2004), Pierson (2004), Sydow; Schreyogg e Koch (2009). E para a Criação de Trajetória os principais foram Arthur (1989) e Schienstock (2011), Garud e Karnoe (2001), Pham (2007), Henfridsson; Yoo e Svahn (2009) e Garud; Kumaraswamy e Karnoe (2010). A pesquisa ocorreu por meio de um estudo de caso, realizou entrevistas semiestruturadas com os principais atores da organização e utilizou a Análise de Conteúdo por meio do software Nvivo10. Observou-se que as escolhas estratégicas realmente são influenciadas pela trajetória da organização, porém há uma variação de intensidade em cada projeto e parceria analisada, pois não ficaram necessariamente restritas ao que já tinha sido realizado no passado. Neste contexto, as estratégias emergentes ilustram muito bem esta questão, pois a organização recebe muitas solicitações referentes à Responsabilidade Social e todas são avaliadas, de forma que a inovação não fica prejudicada. Observou-se que a organização cria suas próprias metodologias, projetos e parcerias e introduz novos elementos na estrutura existente, confirmando a existência da complementaridade entre os constructos de Dependência e Criação de Trajetória através de eventos críticos como o Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, Projeto Transparência, a área de "Formação", o auxílio às OSCs na área de gestão e legislação. E entre suas perspectivas futuras estão a expansão de atuação para outros estados brasileiros e países, o atendimento a Micro e Pequenas Empresas e a abertura para estudantes pesquisarem a organização.