Resumo:
Diante das dificuldades sociais que as comunidades atuais têm se deparado, há grande preocupação na busca por soluções que possam, ao menos, minimizá-las. Neste contexto, as ações realizadas promovem o desenvolvimento de inovações sociais, ou seja, mudanças originadas a partir da identificação de necessidades complementares de atores distintos, cujo resultado pode gerar desenvolvimento social e econômico. Geralmente, o processo de desenvolvimento de uma inovação social inicia com o trabalho de um empreendedor social, que muitas vezes, está ligado a organizações do Terceiro Setor. Percebeu-se, então, que este processo, bem como as métricas utilizadas para avaliação do desenvolvimento e dos resultados da inovação social ainda representam um gap na literatura sobre o tema. Assim, este estudo buscou compreender como se dá o desenvolvimento de uma inovação social no contexto do terceiro setor e quais são os fatores que impactam na implementação. A partir da questão de pesquisa e à luz do referencial teórico, definiu-se como objeto de estudo um projeto piloto, na área da educação, cujo tema era o desenvolvimento de valores no ensino fundamental e que seria implementado durante o ano letivo de 2011, na rede escolar de Nova Prata/RS. Para responder à questão de pesquisa utilizou-se a metodologia quali-quanti, organizada em três fases distintas e que alimentavam a etapa subsequente. Na primeira fase, qualitativa e denominada Marco Zero, a pesquisadora procurou compreender o contexto em que o projeto seria implementado. Os resultados serviram como subsídio para a elaboração do instrumento de pesquisa da segunda fase, de caráter quantitativo, na qual se buscou, por meio da análise fatorial, definir os fatores que influenciam o desenvolvimento da inovação social. A partir dos resultados desta fase, foram realizadas entrevistas com diferentes atores envolvidos no processo - equipe diretiva e professores de escola, pais de alunos, orientadoras pedagógicas da secretaria de educação, gerente da Parceiros Voluntários e coordenadores da Unidade da Parceiros Voluntários de Nova Prata -, bem como a realização de dois grupos focais com alunos que participaram do projeto. Os resultados possibilitaram a elaboração de um framework que contempla diferentes variáveis para o desenvolvimento da inovação social, bem como a utilização da lógica da inovação aberta, na qual diferentes atores participam e influenciam o processo. Um dos resultados observados é o fato da identificação de objetivos complementares e não de objetivos comuns, como a literatura tem apontado e, posteriormente, ressaltado no conceito originado da pesquisa. O framework desenvolvido buscou detalhar as fases que conduzem à inovação social, procurando definir um processo que pode ser utilizado para replicação de projetos em diferentes contextos.