Resumo:
O transporte de carregamentos representa a maior parcela dos custos logísticos na maioria das empresas. Sendo assim, muitas delas estão investindo em sistemas de monitoramento e rastreamento com o objetivo de melhorar os serviços, reduzir perdas e garantir maior segurança no transporte de carregamentos. Esta dissertação apresenta o SafeTrack, um modelo para rastreamento e monitoramento logístico focado em fornecer segurança durante a distribuição de carregamentos, a fim de identificar em tempo real possíveis roubos de veículos e de cargas transportadas. Através do SafeTrack, empresas de transporte podem rastrear e obter informações em tempo real sobre seus carregamentos. O SafeTrack apresenta um gerenciamento de viagens automático para inicializar e finalizar viagens sem necessitar a interação do usuário. Além disso, fornece um mecanismo para monitorar a ocorrência de desvios de rotas planejadas e erros durante entregas e coletas de carregamentos, enviando notificações de alarmes aos responsáveis através de dispositivos móveis. Para construir esse mecanismo, foram estudados conceitos de cerca eletrônica e técnicas existentes para preparar duas soluções que possibilitam descobrir, continuamente, a ocorrência de desvios em rotas planejadas. As soluções propostas foram comparadas e discutidas. Um componente denominado SafeDuíno foi desenvolvido visando realizar o controle de entradas e saídas de carregamentos no veículo. A decisão sobre a ocorrência de inconsistências durante o fluxo logístico é realizada através da fusão de informações de contextos, obtidas através do SafeDuíno e de um dispositivo móvel. As informações utilizadas são: evento de entrada/saída do carregamento, data e horário da ocorrência, código do carregamento e coordenadas GPS no momento do evento. Uma avaliação funcional também foi realizada, na qual um cenário de teste foi executado vinte vezes, mostrando que o modelo proposto possui uma boa taxa de eficiência. Além disso, foi realizada uma análise de impacto sobre a precisão GPS e consumo de energia nos dispositivos móveis utilizados. Após os testes, o modelo proposto demonstrou ser estável e confiável para realizar o monitoramento de carregamentos.