Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal a análise da página do Facebook "Garotas que jogam Video game" considerando sua criação, organização, postagens e interações entre os usuários. Propõe-se aqui a realização de uma pesquisa que compreenda as expressões identitárias relacionadas a reivindicações feministas e construção de sentidos produzidos a partir de trocas comunicacionais tematizadas dentro do consumo cultural de produtos relacionados direta ou indiretamente aos videogames. Para tanto, há uma apresentação de contexto sociocultural e mercadológico que tenta entender como o consumo de videogames parece ser algo não pertencente ao universo feminino pelo senso comum, bem como um panorama de mudanças percebidas e tendências. Também são apresentadas teorias e conceitos utilizados para se criar a perspectiva da pesquisa, considerando especialmente relações entre consumo, gênero, feminismo e cultura gamer. Posteriormente, é apresentado um trabalho empírico desenvolvido a partir da observação da página e seus conteúdos e interações, relacionando-os com a problemática proposta, onde é possível detectar o espaço como local legítimo de fomento à igualdade de gêneros, porém, de forma sutil e gradual.