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From basic to fashion in the apparel industry: a study about upgrading in value chains

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Autor Pinto, Marcelo Machado Barbosa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1059673796889260;
Orientador Souza, Yeda Swirski de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2454662413132139;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título From basic to fashion in the apparel industry: a study about upgrading in value chains;
Resumo This dissertation aims at explaining the elements involved with the upgrading processes in value chains. Empirical data about the upgrading processes of apparel production and consumption in Brazil is taken as a way to explore upgrading strategies in the context of a growing fashion industry. We assume that fashion has been a key element in the apparel production which responds to upgrading in apparel value chains, turning basic apparel into more valued products and services as they are embedded by particular social values recognized and legitimized as fashion trends. Consequently, fashion apparel is an enterprise which involves dealing with two different processes: (1) the tangible or material production process of apparel items and (2) the intangible or immaterial production process of fashion concept. To explain the two diverse but consonant processes, this study draws upon two theoretical approaches to unveil the value creation that leads to upgrading in apparel production. Both theoretical approaches feature value‐adding processes but in different ways: (i) the global apparel value chain industrial upgrading approach highlights the tangible production of apparel items through contractors industrial upgrading process and (ii) the fashion social embedded system approach focuses on intangible production of fashion concept or belief through a cultural upgrading process. Furthermore, bolstered on these two theoretical approaches and on empirical data, this study delineates three propositions to discuss and characterize the means by which upgrading occurs: (a) through a linear value chain configuration; (b) by way of a network system or (c) via 3 a loose chain. The results suggest that basic apparel production upgrades to fashion apparel production and consumption when different players intertwine, producing, sharing and/or incorporating intangible value‐adding activities such as designing and image‐making. The embedment of intangible value turns apparel players into hybrid forms casting doubt on the industrial/traditional upgrading approach of the apparel value chains. These hybrid forms reveal a broad perspective for upgrading in apparel production, highlighting a convergence of tangible and intangible activities related to apparel production in the realm of a fashion apparel loose chain.;
Abstract Esta dissertação procura explicar os elementos envolvidos com os processos de progressão nas cadeias de valor. Dados empíricos sobre os processos de progressão da produção e do consumo de vestuário no Brasil são considerados como uma maneira de explorar estratégias de progressão no contexto de um setor de moda em desenvolvimento. Adotamos como premissa que a moda tem sido um elemento chave na produção de vestuário. A moda responde pela progressão das empresas nas cadeias de valor do vestuário, transformando o vestuário básico em produtos e serviços mais valorizados na medida em que eles são incorporados por determinados valores sociais reconhecidos e legitimados como tendências de moda. Conseqüentemente, o vestuário de moda é uma iniciativa que lida com dois processos diferentes: (1) o processo de produção tangível ou material de itens de vestuário e (2) o processo de produção intangível ou imaterial do conceito de moda. Para explicar esses dois diferentes, mas também convergentes processos, o presente estudo se baseia em duas abordagens teóricas para desvendar a criação de valor que leva à progressão na produção de vestuário. Ambas as abordagens teóricas apresentam os processos de agregação de valor, mas de maneiras diferentes: (i) a abordagem da progressão industrial na cadeia global de valor do vestuário destaca a produção tangível de itens de vestuário por meio do processo de progressão industrial dos contratados envolvidos na cadeia e (ii) a abordagem do sistema de moda impregnado por valores sociais que se foca na produção intangível 5 do conceito ou crença de moda através de um processo de progressão cultural dos agentes envolvidos no sistema. Ademais,, baseado nestas duas abordagens teóricas e em dados empíricos, este estudo propõe três proposições para discutir e caracterizar os meios pelos quais a progressão ocorre: (a) através de uma configuração linear de cadeia de valor; (b) por meio de um sistema em rede ou ( c) via uma cadeia flexível. Os resultados sugerem que a produção do vestuário básico progride para a produção e consumo do vestuário de moda quando diferentes agentes se envolvem nessa iniciativa, produzindo, partilhando e/ ou incorporando atividades de agregação de valor intangível como o design e a construção de imagem. A incorporação do valor intangível transforma os agentes produtores de vestuário em formas híbridas, lançando dúvidas sobre a abordagem da progressão industrial/tradicional das cadeias de valor do vestuário. Estas formas híbridas revelam uma ampla perspectiva para a progressão na produção de vestuário, com destaque para uma convergência de atividades tangíveis e intangíveis relacionados à produção de vestuário no âmbito de uma cadeia flexível de vestuário de moda.;
Palavras-chave Value chain; Apparel value chain; Fashion apparel; Cultural economy; Cadeia de valor; Cadeia de valor do vestuário; Vestuário de moda; Economia cultural;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2011-06-17;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3220;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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