Resumo:
A utilização crescente de objetos de aprendizagem e, em consequência, de plataformas de conteúdos que realizam as funções de armazenagem, criação, modificação e consulta de forma gerenciada e controlada, cria a necessidade de um mecanismo de autorização e controle de acesso a estas plataformas. Inserido em uma plataforma de conteúdos específicos que suporta o ciclo de vida completo de objetos de aprendizagem, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma ferramenta que irá prover os serviços de autenticação e autorização (controle de acesso) de forma integrada e compatível com as tecnologias relacionadas a ontologias, web semântica e agentes inteligentes de software, que compõem o ambiente operacional da plataforma. O trabalho procura explorar o potencial destas tecnologias e ferramentas, e sua efetividade na especificação e detalhamento de um modelo e mecanismo de autorização e controle de acesso. A análise do estado da arte mostra que a aplicação das tecnologias de sistemas multiagente e ontologias nas questões de autorização e controle de acesso é uma tendência de pesquisa importante, mas muito recente. Assim o trabalho pretende contribuir com o avanço dessas pesquisas. Ao propor um modelo ontológico completo para autenticação e controle de acesso, além de um mecanismo baseado em agentes, federado e com comunicação segura que implementa este modelo, a presente dissertação explora possibilidades ainda não consideradas nessa nova abordagem, mas presentes em mecanismos mais tradicionais de autenticação e autorização. A avaliação do modelo proposto e do mecanismo implementado foi realizada através de experimentos funcionais e de desempenho realizados em laboratório, seguindo a prática de avaliação dos mecanismos atuais de autenticação e autorização.