Resumo:
No mundo empresarial as respostas às mudanças devem ser cada vez mais ágeis, quando se fala em uma sociedade do conhecimento. Com isto, a capacitação passa a ser um tema central no mundo corporativo, onde tradicionalmente se promoviam ações de treinamento e desenvolvimento (T&D). A aprendizagem passa por um processo de transformação e neste sentido nasce a Educação Corporativa (EC) que pode ser definida como um conjunto de estratégias educacionais contínuas, fundamentada em metas futuras e na cultura organizacional, com o objetivo de desenvolver as competências críticas para o negócio, envolvendo o público interno e externo à empresa. Como uma ação dentro da EC, o desenvolvimento de lideranças, em um contexto social, está atrelado às necessidades das organizações, que buscam uma forma estruturada de elaborar programas para o desenvolvimento contínuo. Para o desenvolvimento da liderança diferentes estratégias, modalidades e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), podem ser utilizadas. Diante deste cenário, a presente pesquisa foi motivada devido aos poucos estudos acadêmicos localizados sobre o tema EC e desenvolvimento de lideranças, no contexto brasileiro. Seu principal objetivo é identificar e analisar quais estratégias e TIC vem sendo utilizadas na Educação Corporativa para o desenvolvimento de lideranças em organizações multisite na região metropolitana de Porto Alegre – RS. A investigação foi realizada por meio de pesquisa qualitativa exploratória, através de entrevistas em 12 empresas de grande porte, envolvendo 24 entrevistados por meio de um roteiro semi-estruturado. Um protocolo de análise foi criado a partir das categorias identificadas na revisão da literatura, de forma dedutiva, e a análise dos dados foi realizada com o auxílio do software Nvivo. Os resultados da investigação indicam que a maioria das empresas, ainda não adota a abordagem de Educação Corporativa em sua totalidade. As estratégias de ensino e aprendizagem mais utilizadas são (em ordem decrescente): aulas expositivas, debates, coachinge workshops; a modalidade presencial predomina e a utilização das TIC ainda é limitada para esses fins, sendo as tecnologias citadas os AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e ferramentas da Web2.0. Pelo fato das empresas pesquisadas serem multisite, o maior desafio encontrado no processo de desenvolvimento de lideranças é a aprendizagem e disseminação da cultura organizacional. Como resultados dos programas de desenvolvimento de lideranças os entrevistados citaram: o desenvolvimento de líderes internos, a disseminação do conhecimento, a visão coletiva (objetivo comum) e resultados financeiros, mas ficou evidente que há ainda grande dificuldade, na maior parte das empresas pesquisadas, para se avaliar, de forma sistemática, os resultados da EC e do desenvolvimento de lideranças.