Resumo:
A dissertação trata do processo que a produção cultural, no caso específico a música, passa para tornar-se pública, dentro de um contexto global no início do século XXI. Isso corresponde às configurações de um mercado oligopolista, organizado através de fusões e concentrações. É resgatada a relação que a música estabelece com a televisão brasileira, para finalmente colocá-la dentro da história e do desenvolvimento da MTV Brasil. Também apresenta as estratégias de comercialização do produto musical numa análise da programação dessa emissora. Ao mesmo tempo, contextualiza a cena musical brasileira, do industrial ao alternativo, dentro do desenvolvimento tecnológico e da expansão do capital. Realiza-se, então, um estudo de caso, no âmbito da Economia Política da Comunicação. Para isso, além da análise do conteúdo musical da MTV Brasil e revisão bibliográfica estruturante, procede-se a entrevistas, numa análise (dentre outros possíveis) da cena musical nacional. Esta pesquisa, enfim, é um canal que se abre àqueles que desejam conhecer o intrincado e complexo mundo que permeia os meio de comunicação e suas interfaces, o cenário em que ocorre e como chega ao topo do mercado alguns artistas, canções, CDs, DVDs e outros produtos.