Resumo:
As tecnologias de informação e comunicação têm motivado a emergência de novas relações entre os sujeitos e as mídias. A internet, e em especial a web 2.0, deram a largada para a liberdade de emissão e o intercâmbio de conteúdos. Qualquer indivíduo com acesso à rede ganhou condições de produzir e disseminar informações, a qualquer momento e em qualquer lugar. Este cenário, que possui aporte significativo na crescente mobilidade das tecnologias de registro de conteúdos, confere novo status aos leitores colaboradores. Contudo, em webjornais ditos de referência, as possibilidades para que leitores sejam incorporados ao processo de produção jornalístico são pré-definidas e limitadas. Ao mesmo tempo em que convidam o público à participação, estes veículos seguem detentores do protocolo de sentido dos enunciados. Por meio de processos de seleção e mediação, definem pela inclusão ou não dos conteúdos, mesmo nos canais denominados participativos ou colaborativos. A presente pesquisa investigou as colaborações dos interagentes no canal de webjornalismo participativo Leitor-Repórter, do webjornal de referência zerohora.com. Por meio de uma análise de conteúdo, pretendeu-se compreender, de um lado, as motivações dos leitores ao enviarem materiais colaborativos à seção e, por outro lado, avaliar o processo de seleção ou mediação de conteúdo efetivado pelos profissionais editores do canal. As lógicas que regem o comportamento dos atores envolvidos nesta negociação são analisadas tendo em vista sua intersecção com os códigos tanto do jornalismo convencional quanto do jornalismo olaborativo. Além de traçar um perfil das contribuições dos leitores no canal colaborativo, o estudo também investigou o processo que é desencadeado no interior do webjornal para que se tenha uma colaboração publicada. Os resultados demonstram que o webjornalismo participativo praticado por meio da seção Leitor-Repórter atingiu com limites o status de ferramenta de democratização e, em suma, representa um canal adicional de recepção de informações, muitas vezes subaproveitadas pela redação do webjornal.