Mostrar registro simples

Autor Celestini, Juliana;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8071280895241830;
Orientador Gavronski, Iuri;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8843390959025944;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A relação entre capital social e desempenho operacional;
Resumo Um desafio significativo para muitas empresas é identificar os recursos que podem ser utilizados para moverem-se das relações caracterizadas por forte poder de compra e posição de barganha para parcerias baseadas na cooperação. O relacionamento colaborativo entre comprador e fornecedor tem sido reconhecido como um importante critério para alcançar resultados positivos. A teoria do capital social reconhece que as relações podem ser uma fonte de recursos físicos e informacionais. Assim, tem-se como objetivo analisar a relação das dimensões do capital social com o desempenho operacional da empresa compradora. O modelo proposto sustenta que o desempenho operacional em custo, qualidade, entrega, flexibilidade e inovatividade estão positivamente relacionados com as três dimensões – relacional, cognitiva e estrutural – do capital social. Foram amostradas plantas, no setor industrial têxtil e de confeccionados brasileiro. Obteve-se uma lista das empresas cadastradas como fabricantes nacionais de vestuário e acessórios no Guia TexBrasil da Associação Brasileira de Indústria Têxtil (ABIT). Sorteou-se de forma aleatória simples uma amostra probabilística de mil empresas. Contatou-se cada uma por telefone, e coletaram-se 503 endereços eletrônicos diretos válidos de gestores envolvidos diretamente com fornecedores. O questionário foi elaborado com base no desenvolvimento de escalas e composto por itens tipo Likert com as medidas de cada construto do capital social e do desempenho de operações. O questionário foi revisado por executivos de duas em presas do mesmo setor industrial e por três especialistas da área de operações. O pré-teste foi aplicado em uma amostra de 17executivos de formação semelhante a dos respondentes. Usou-se Análise Fatorial Confirmatória (CFA) para validar as escalas. Ajustado o questionário, empregou-se um formulário on-line, enviado e monitorado durante os meses de novembro e dezembro de 2013 para os endereços eletrônicos previamente identificados. Utilizou-se o método similar ao proposto por Dillmann (2002) e guiou-se uma survey. Obtiveram-se 117 respostas, 102 das quais válidas. Conduziu-se CFA para avaliar a validade e confiabilidade das respostas. Testaram-se as hipóteses com regressão linear múltipla. Constatou-se que as medidas do desempenho operacional do comprador relacionam-se de forma distinta com cada dimensão do capital social. Os resultados revelam que as ações de relacionamento entre comprador e fornecedor que envolve a avaliação de desempenho, a apropriabilidade, o compartilhamento de informação, o desenvolvimento do fornecedor (dimensão estrutural) e a visão e valores compartilhados (dimensão cognitiva) estão positivamente relacionados com o desempenho operacional do comprador. O fator positivamente relacionado com o desempenho em custo é a dimensão estrutural (avaliação do desempenho e apropriabilidade). O fator positivamente relacionado com o desempenho em qualidade é a dimensão estrutural (apropriabilidade). O fator associado com o desempenho em entrega é a dimensão cognitiva (visão e valores compartilhados). O fator associado com o desempenho em flexibilidade é a dimensão cognitiva (visão e valores compartilhados). O fator associado com o desempenho em inovatividade é a dimensão estrutural (desenvolvimento do fornecedor, compartilhamento de informações e apropriabilidade). Em suma, a pesquisa mostra que as empresas compradoras podem aproveitar a relação comprador-fornecedor para melhorarem seu desempenho operacional, se as dimensões apropriadas do capital social forem fomentadas.;
Abstract A significant challenge to many companies is to identify the resources that can be used to move up the relationships characterized by strong buying power and bargain position to cooperation based partnerships. The collaborative relationship between buyer and supplier has been recognized as an important criterion to achieve positive results. The social capital theory recognizes that relationships can be a source of physical and informational resources. In this sense, one aims to analyze the relationship of the dimensions of social capital to the operational performance of the buyer company. The proposed model supports that the operational performance in cost, quality, delivery, flexibility and innovativeness related positively to the three dimensions – relational, cognitive and structural – of social capital. We sampled plants in the textile industry and Brazilian manufactured. We obtained a list of companies registered as domestic manufacturers of apparel and accessories in TexBrasil Guide of the Brazilian Association of Textile Industries (ABIT). One has drawn up a simple random sample composed by1000 companies. Each company was contacted by telephone and we collected 503 valid direct e-mail addresses of managers involved directly with suppliers. The questionnaire was based on the development of scales, and composed by items like Likert with the measures of each social capital and construct of the performance of operations. Executives from two companies in the same industrial sector and three experts in operation area reviewed the questionnaire. We applied the pre-test in a sample of 17 executives with similar training to the one of the respondents. We used a Confirmatory Factorial Analysis (CFA) to validate the scales. Adjusted the questionnaire, we used an on-line form, sent and monitored during the months of November and December 2013 for the e-mails previously identified. We used a similar method to that proposed by Dillmann (2002), and guided a survey. We obtained 117 valid answers, 102 of them were valid. CFA was conducted to assess the validity and reliability of the responses. Multiple linear regressions tested the hypotheses. We verified that the buyer’s operational performance measures relate differently to each dimension of social capital. The results show that the relationship actions between buyer and supplier that involve evaluating performance, appropriability, information sharing, supplier development (structural dimension) and the shared vision and values (cognitive dimension) related positively to the buyer’s operat ional performance. The factor positively related with performance in cost is the structural dimension (performance evaluation and appropriability). The factor positively related with performance in quality is the structural dimension (appropriability). The factor associated with performance in delivery is the cognitive dimension (shared vision and values). The factor associated with performance in flexibility is the cognitive dimension (shared vision and values). The factor associated with performance in innovativeness is the structural dimension (supplier development, information sharing and appropriability). In short, the research shows that the buyer companies can leverage the buyer-seller relationship to improve their operational performance, if the appropriate dimensions of the social capital are encouraged.;
Palavras-chave Capital social; Desempenho operacional; Relação comprador-fornecedor; Social capital; Operational performance; Buyer-supplier relationship;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2014-04-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3078;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística