Resumo:
A crescente adoção de meios eletrônicos para comércio de produtos e serviços oferece a
empresas um canal entre consumidores e vendedores. Este canal de comunicação para vendas é mantido tradicionalmente através de investimentos em plataformas de e-commerce. No cenário atual, cada empresa adquire ou desenvolve sua própria plataforma de comércio eletrônico. Este método possui um custo elevado e inviabiliza a entrada de pequenas e micro empresas no canal de comunicação. Neste âmbito, este trabalho propõe a disponibilização de um serviço compartilhado para publicação de ofertas e demandas que possibilita a identificação de oportunidades de negócio baseadas na localização dos usuários. Diferente de trabalhos relacionados estudados, o modelo é projetado para tirar proveito das funcionalidades disponibilizadas pela computação em nuvem, fácil provisionamento e baixo custo. Para tal, o modelo realiza
o matching entre oferta e demanda utilizando estratégias de processamento em uma organização hierárquica, baseada em regiões. Através da implementação de um protótipo baseado neste modelo de processamento, chamado de GTTracker, foi possível compreender como um serviço projetado para atuar sobre recursos virtualizados escalonáveis pode se comportar. É foco da avaliação a apresentação do perfil de consumo dos recursos de infraestrutura durante diferentes cenários de acesso ao serviço. Os experimentos demonstraram que alguns mecanismos utilizados no serviço podem reduzir o consumo de recursos da infraestrutura e aumentar o desempenho do serviço proposto. A avaliação demonstra que é possível a implantação do serviço de forma progressiva, sobre uma plataforma de baixo custo, oferecendo um canal de
comunicação acessível para quem deseja comprar e vender em qualquer lugar e a qualquer hora, utilizando um dispositivo móvel.