Resumo:
Nesta pesquisa, elaboramos a seguinte questão-problema: desde o âmbito do mercado publicitário (incluindo as agências de publicidade, os profissionais da criação publicitária, os anúncios premiados e os eventos de premiação), como se configuram os mecanismos de institucionalização da criação publicitária no Rio Grande do Sul pela perspectiva do habitus? Para respondê-la, definimos como objetivo principal a averiguação dos esquemas de institucionalização no mercado da criação publicitária no estado do Rio Grande do Sul, conduzidos pelas perspectivas do habitus e dos capitais que este aciona: social, cultural e econômico. Assim, articulamos principalmente os conceitos de institucionalização (BERGER & LUCKMANN, 2008) e os conceitos de Bourdieu (1983, 1989, 2004, 2005, 2007a, 2007b e 2008) de campo, de habitus e de capital. Em função da complexidade do nosso objeto, utilizamos a cartografia como base metodológica para a investigação, o que permitiu que nos afastássemos de nosso objeto: em um movimento de sobrevôo, visualizamos suas intensidades, que, mais ou menos vibrantes, revelaram seis platôs que deveriam ser considerados na (re)construção do subcampo: platô Instituições de Ensino Superior; platô sindicatos e organizações; platô agências; platô profissionais; platô anúncios e, ainda, platô eventos. Esse sobrevôo resultou em nossa macro visão. No entanto, esses platôs mostraram-se mais ou menos intensos e, assim, preferimos realizar um reconhecimento atento sobre aqueles de maior intensidade: platô agências, platô profissionais, platô anúncios e também o platô eventos de premiação, que constituem o que designamos como mercado publicitário. Foram muitos os mecanismos que identificamos e, da mesma forma, muitas as maneiras de atuação do habitus. Porém, podemos ressaltar que a institucionalização da criação publicitária no Rio Grande do Sul é um processo dinâmico, organizado nos e pelos esquemas de atuação do habitus. Isso porque esse processo é promovido pelos modos de atuação dos agentes. Com nosso pouso em cada platô, mas ainda no processo que se iniciou no sobrevôo, estes se revelaram ainda mais como multiplicidades, pois, perpassados pelo habitus, constituíam-se nas atuações dos capitais social, cultural e econômico. São as atuações desses capitais que estabelecem as linhas de força que constituem o subcampo da criação publicitária.