Resumo:
A família Loricariidae compreende o maior número de espécies descritas de cascudinhos com aproximadamente 872 espécies válidas, sendo a maior família da ictiofauna mundial. A subfamília Hypoptopomatinae composta por 20 gêneros e 136 espécies é reconhecida como monofilética. Entretanto, a monofilia do gênero Parotocinclus, (Lehmann, 2006) vem sendo contestada. Estudos filogenéticos afirmam que Parotocinclus
ocupa uma posição mais basal dentro tribo Otothyrini. Em uma hipótese mais recente da filogenia da subfamília, não foi encontrado suporte para apoiar o monofiletismo da tribo Otothyrini, e Parotocinclus foi reconhecido como um gênero agrupando um complexo de espécies altamente polifilético. Atualmente, Parotocinclus agrupa 28 espécies válidas.
Parotocinclus maculicauda (Steindachner, 1877) (espécie tipo do gênero) é encontrada nos rios costeiros desde Santa Catarina até o Espírito Santo. Caracteriza-se pela presença de placas ósseas, cintura peitoral exposta suportando odontódeos, nadadeira adiposa presente e nadadeira dorsal e peitoral um pouco avermelhada. Apresenta dimorfismo sexual, machos com papila genital visível e uma projeção de pele na base do espinho na nadadeira pélvica. O esqueleto de P. maculicauda apresenta alto grau de fusão e redução de tamanho em muitas estruturas ósseas. A análise de caracteres externos e internos e, sua comparação entre as diferentes espécies de Loricariideos, assim como a configuração dos ossos e músculos associados à cintura peitoral e ao crânio, são considerados no levantamento de caracteres morfológicos informativos a diferentes níveis dentro da família Loricariidae.