Resumo:
A Responsabilidade Social Empresarial - RSE a partir da década de 90 vem desempenhando um papel mais atuante na sociedade, que reflete no crescimento
do estudo na área nos últimos anos. Ainda um tema pouco investigado, este
trabalho visa proporcionar e aprofundar o assunto com o objetivo de identificar as
possíveis influências da RSE no consumidor. Investiga-se nesta dissertação a
relação da RSE com o consumidor aliado as variáveis confiança e valor de marca.
Busca - se aprofundar o conhecimento das relações existente entre esses itens e o
cliente. Foi desenvolvido uma pesquisa através de uma survey, a unidade de análise
foi o Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul, onde os respondentes da
survey foram os clientes pessoa física do Banrisul. Foram propostos modelos teóricos e a pesquisa a campo a fim de sustentar as hipóteses sugeridas. Por meio de pesquisa exploratório-descritiva, realizou-se um levantamento com aproximadamente 150 clientes do Banrisul. Como resultados gerais, foi verificado a relação da RSE nos clientes do banco. Outros resultados e implicações do estudo também foram discutidos. Concluí-se que RSE tem relação com valor de marca, mediada pela variável confiança. Que os clientes do Banrisul consideram muito importante a atuação da instituição no setor social
, mas praticamente desconhecem os programas sociais desenvolvidos pelo banco.