RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Através da imagem: Tarkovski, da Vinci, e a comunicação imagética no âmbito da midiatização

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Pares, André Dornelles;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0753432435088462;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silva, Alexandre Rocha da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6382569996199325;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Através da imagem: Tarkovski, da Vinci, e a comunicação imagética no âmbito da midiatização;
metadataTrad.dc.description.resumo Através da imagem: Tarkovski, da Vinci, e a comunicação imagética no âmbito da midiatização procura encontrar modos e/ou razões para um suposto predomínio da imagem como meio utilizado para comunicação na sociedade contemporânea. Na primeira parte, a pesquisa pretende estabelecer bases para a comunicação como campo de estudo, sobre as quais a segunda parte é trabalhada, tratando das possibilidades da imagem na função de um meio através do qual se reproduz aquilo que quer referir. A cena do filme O sacrifício, em que A. Tarkovski filma um pedaço da pintura A Adoração dos magos, de L. da Vinci, serve de mote para a discussão das impossibilidades do uso da imagem neste papel, para concluir que a expressão imagética com efeito de real garantiria mais a posição enunciadora de quem representa algo através da imagem especular do que autentificaria aquilo que mostra.;
metadataTrad.dc.description.abstract Throughout the image: Tarkovski, da Vinci, and the imagetic communication in the midiatization scope seeks to find forms or reasons to a supposed supremacy of the image as a mean used to communicate in the modern society. In the first part the research intends to establish basis for the communication as a cientific scope, upon wich the second part is developed considering the possibilities of the image functioning as a mean throughout wich it reproduces that what wants to refer. The scene of the movie The Sacrifice in wich A. Tarkovski shoots a piece of the painting Adoration of the magi, by L. da Vinci attends as an object to discuss the use of the image in this role, to conclude that image with the effect of real would insure more the enunciation position of who expresses something throughout the transparent image than authentificate what it shows image use that would be a form or reason of its alleged predominance.;
metadataTrad.dc.subject Comunicação; Imagem; Tecnologia; Midiatização; Autentificação; Communication; Image; Technology; Midiatization; Authentification;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2009-04-03;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3004;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics