RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O dispositivo conto de fadas na clínica com crianças que apresentam déficit de simbolização

Mostrar registro simples

Autor Lima, Roberta Bergamo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3240023133284908;
Orientador Benetti, Silvia Pereira da Cruz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0407402722919216;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título O dispositivo conto de fadas na clínica com crianças que apresentam déficit de simbolização; The fairy tale’s dispositif on clinical with children with symbolization loss;
Resumo Esta dissertação, ‘O dispositivo conto de fadas na clínica com crianças que apresentam déficit de simbolização’ tem como objetivo discutir a utilização dos contos de fadas como possibilidade de intervenção na clínica psicanalítica infantil, especialmente nas situações associadas a falhas no processo de simbolização. Esse déficit está presente em todas aquelas situações onde há a impossibilidade de elaboração dos sentimentos através do pensamento e das palavras, ficando prejudicadas as formas de expressão. Para o entendimento do processo de simbolização, bem como de seu déficit, apoiamo-nos na teoria de desenvolvimento emocional de Winnicott, que considera que a partir da interação mãe-bebê surge a possibilidade de desenvolvimento simbólico. Dessa maneira, na presença de um cuidador atento, interessado e emocionalmente engajado, o bebê pode constituir seu espaço psíquico. Por sua vez, os contos de fadas podem ser considerados como um cenário, onde a criança pode simbolizar seus conflitos e, portanto, nutrir se;
Palavras-chave consultas terapêuticas; déficit de simbolização; espaço potencial; psicanálise; contos de fadas; psychoanalysis; space potential; symbolization loss; therapeutic consultations; fairy tales;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-04-05;
Agência de fomento Banco Santander / Banespa;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2907;
Programa Programa de Pós Graduação em Psicologia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística