Autor |
Lima, Roberta Bergamo; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3240023133284908; |
Orientador |
Benetti, Silvia Pereira da Cruz; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0407402722919216; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O dispositivo conto de fadas na clínica com crianças que apresentam déficit de simbolização; The fairy tale’s dispositif on clinical with children with symbolization loss; |
Resumo |
Esta dissertação, ‘O dispositivo conto de fadas na clínica com crianças que apresentam déficit de simbolização’ tem como objetivo discutir a utilização dos contos de fadas como possibilidade de intervenção na clínica psicanalítica infantil, especialmente nas situações associadas a falhas no processo de simbolização. Esse déficit está presente em todas aquelas situações onde há a impossibilidade de elaboração dos sentimentos através do pensamento e das palavras, ficando prejudicadas as formas de expressão. Para o entendimento do processo de simbolização, bem como de seu déficit, apoiamo-nos na teoria de desenvolvimento emocional de Winnicott, que considera que a partir da interação mãe-bebê surge a possibilidade de desenvolvimento simbólico. Dessa maneira, na presença de um cuidador atento, interessado e emocionalmente engajado, o bebê pode constituir seu espaço psíquico. Por sua vez, os contos de fadas podem ser considerados como um cenário, onde a criança pode simbolizar seus conflitos e, portanto, nutrir se; |
Palavras-chave |
consultas terapêuticas; déficit de simbolização; espaço potencial; psicanálise; contos de fadas; psychoanalysis; space potential; symbolization loss; therapeutic consultations; fairy tales; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2010-04-05; |
Agência de fomento |
Banco Santander / Banespa; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2907; |
Programa |
Programa de Pós Graduação em Psicologia; |