Autor |
Rohenkohl, Lia Mara Inês Albertoni; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3487198982970018; |
Orientador |
Castro, Elisa de Kern de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1884508423298536; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Afetividade e conflito familiar: sua relação com problemas de comportamento em pré-escolares; |
Resumo |
As famílias têm se modificado, adequando-se às mudanças ocorridas em nossa sociedade como a globalização, as novas tecnologias, a cultura, o ingresso da mulher no mercado de trabalho, a igualdade de direitos, a emancipação sexual, o divórcio, entre outras. Este relatório descreveu a pesquisa realizada com crianças da pré-escola de uma escola da Rede Municipal de Erechim e visou a examinar o nível de afetividade e conflito em diferentes configurações familiares de baixa-renda, com filhos em idade pré-escolar; avaliou os problemas de comportamento em crianças pré-escolares, a partir da visão de mães e professoras; analisou possíveis diferenças em afetividade e conflito familiar e problemas de comportamento infantil em diferentes configurações familiares; examinou diferenças na percepção de mães e professoras com relação aos problemas de comportamento dessas crianças. Foram realizados dois artigos: o primeiro, com o título Funcionamento de Famílias de baixa renda, discutiu sobre algumas questões teóricas das fam; |
Abstract |
The families have transformed to match the changes in our society, such as: the globalization, the new technologies, the culture, the entering of the women in the labor market, the equality of rights, the sexual emancipation, the divorce, etc. This report describes a research that was done with preschool children from a Public School of Erechim, which is supported by the city government. Its first aim is to check the level of affection and conflict in different low-income households, which have preschool kids; the second one is to assess the behavior problems preschool children display, having as a basis the mother’s and teacher’s point of view on it; the third has to do with the analysis of possible differences in affection and family conflict, and the children’s behavior problems in different families; the last one is to check if there are differences in the mother’s and teacher’s perceptions on the children’s behavior problems. As a result of it, two articles were written. The first one is called “Low-inco; |
Palavras-chave |
afeto; conflito; crianças pré-escolares; problemas de comportamento; família; affection; conflict; preschool children; problem or beahavior; family; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2009-08-10; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2895; |
Programa |
Programa de Pós Graduação em Psicologia; |