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A função reflexiva e a capacidade de mentalização em crianças que sofreram maus tratos

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Autor Godinho, Lúcia Belina Rech;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2387026875838548;
Orientador Ramires, Vera Regina Röhnelt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2892124032875911;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título A função reflexiva e a capacidade de mentalização em crianças que sofreram maus tratos;
Resumo O foco desse estudo foi a psicoterapia de crianças que sofreram maus-tratos, especificamente no que se refere à possibilidade de desenvolvimento da função reflexiva e da capacidade de mentalização durante o processo de intervenção. A função reflexiva e a capacidade de mentalização são conceitos que vêm sendo elaborados com base na vertente psicanalítica da teoria do apego, nas contribuições de alguns teóricos das relações objetais, especialmente Bion e Winnicott e na Psicologia Cognitiva. Baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, esse estudo foi pautado pelo método clínico. O procedimento adotado foi o Estudo de Casos Múltiplos, que permite a investigação sistemática e tão exaustiva quanto possível de casos individuais. Os participantes foram duas meninas de classe média baixa de 10 e 12 anos de idade e seus pais ou cuidadores. Eles foram atendidos na clínica-escola de uma universidade da Região Sul do Brasil, e apresentavam história de vivência de alguma forma de maus-tratos. Os procedimentos para coleta;
Palavras-chave apego; capacidade de mentalização; crianças; maus-tratos; psicoterapia; attachment; children; maltreatment; mentalization capacity; psychotherapy;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-08-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2893;
Programa Programa de Pós Graduação em Psicologia;


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