Autor |
Godinho, Lúcia Belina Rech; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2387026875838548; |
Orientador |
Ramires, Vera Regina Röhnelt; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2892124032875911; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A função reflexiva e a capacidade de mentalização em crianças que sofreram maus tratos; |
Resumo |
O foco desse estudo foi a psicoterapia de crianças que sofreram maus-tratos, especificamente no que se refere à possibilidade de desenvolvimento da função reflexiva e da capacidade de mentalização durante o processo de intervenção. A função reflexiva e a capacidade de mentalização são conceitos que vêm sendo elaborados com base na vertente psicanalítica da teoria do apego, nas contribuições de alguns teóricos das relações objetais, especialmente Bion e Winnicott e na Psicologia Cognitiva. Baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, esse estudo foi pautado pelo método clínico. O procedimento adotado foi o Estudo de Casos Múltiplos, que permite a investigação sistemática e tão exaustiva quanto possível de casos individuais. Os participantes foram duas meninas de classe média baixa de 10 e 12 anos de idade e seus pais ou cuidadores. Eles foram atendidos na clínica-escola de uma universidade da Região Sul do Brasil, e apresentavam história de vivência de alguma forma de maus-tratos. Os procedimentos para coleta; |
Palavras-chave |
apego; capacidade de mentalização; crianças; maus-tratos; psicoterapia; attachment; children; maltreatment; mentalization capacity; psychotherapy; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2009-08-31; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2893; |
Programa |
Programa de Pós Graduação em Psicologia; |