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Inteligência emocional e qualidade de vida em líderes organizacionais

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Autor Gonzaga, Alessandra Rodrigues;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0123776400473682;
Orientador Monteiro, Janine Kieling;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2363463322940278;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Inteligência emocional e qualidade de vida em líderes organizacionais;
Resumo Estudos científicos sobre as emoções despertam interesse por interpretarem fenômenos em torno do comportamento humano. Nesse contexto, ganha destaque o modelo quadrifatorial de Inteligência Emocional (IE), que considera a IE um conjunto de habilidades para compreender emoções e fazer seu uso de forma mais efetiva e consciente nos relacionamentos. Mais comumente associada a estudos de condições clínicas crônicas, a Qualidade de Vida contribui para adicionar as dimensões física, psicológica, social e ambiental dos sujeitos ao contexto de análise. O objetivo deste estudo foi o de avaliar a inteligência emocional de líderes organizacionais e possíveis relações com a qualidade de vida destes. A amostra foi composta de 30 lideranças organizacionais, sendo metade homens e metade mulheres. Foram utilizados os testes Mayer, Salovey e Caruso Emotional Intelligent Test - MSCEIT e o QV / OMS Simplificado. Os resultados apontaram para algumas diferenças de gênero e idade. Mulheres em posição de liderança são mais insat;
Abstract Scientific studies about emotions arouse interest for interpreting events around human behavior. In this context, emerges de Four-Branch Model of Emotional Intelligence (EI), that considers EI as a group of abilities to understand emotions and use them at relationships in more effectively and conscious way. More often associated to health care studies, the Quality of Life concept contributes to understand different dimensions – physic, psychological, social and environmental – at the subjects’ analysis. The purpose of this study is to assess managers´ EI and to investigate its correlation with their quality of life. The sample was composed of 30 subjects (15 men – 15 women). The instruments used were the MSCEIT (Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test) and the WHOQOL - Brief (World Health Organization Quality of Life Questionnaire – Brief version). The results showed some gender differences. Women in leadership position are more unsatisfied with their quality of life than man and the younger leader;
Palavras-chave emoções positivas; liderança organizacional; psicologia positiva; qualidade de vida; inteligência emocional; managers; organizational leadership; positive emotions; positive psychology; quality of life; emotional intelligence (EI);
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-08-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2889;
Programa Programa de Pós Graduação em Psicologia;


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