Autor |
Barbosa, Marco Aurélio Gomes; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4577301264113051; |
Orientador |
Ott, Ernani; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6014537302206830; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Origem e evolução do ensino da contabilidade no Rio Grande do Sul: um estudo histórico do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; |
Resumo |
Este estudo tem por objetivo evidenciar a origem e a evolução do ensino da contabilidade no estado do Rio Grande do Sul, com ênfase, a partir de 1909, na Escola de Comércio de Porto Alegre, anexa à Faculdade de Direito que, posteriormente, se tornaria a Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, onde surgiu o primeiro curso de Ciências Contábeis do estado. Para atingir este objetivo realizou-se uma pesquisa qualitativa, fundamentada em referências bibliográficas, jornalísticas, documentais e orais. A origem do ensino contábil no Rio Grande do Sul reporta-se ao aprendizado realizado em empresas comerciais e em órgãos militares e fiscalistas, ainda no período imperial brasileiro. Na década de 1870 verifica-se o surgimento da primeira escola a oferecer o ensino comercial, ainda como uma disciplina do ensino secundário. A partir do crescimento comercial e da organização dos profissionais contábeis no final do século XIX, o ensino, então comercial, emerge como uma nova o; |
Abstract |
This study aims to highlight the origin and development of teaching of accounting in the state of Rio Grande do Sul, with emphasis, from 1909, on School of Commerce of Porto Alegre, attached to the Faculty of Law which will then become the Faculty of Economic Sciences of Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, where emerged the first course in Accounting Sciences from the state. To achieve this goal there was a qualitative research, based on bibliographic, news, documentary and oral references. The origin of accounting education in Rio Grande do Sul refers to the learning achieved in commercial companies and military and tax agencies, even in the Brazilian imperial period. In the decade of 1870 there is the appearance of the first school to offer the commercial education, even as a subject in secondary education. From the growth of commerce and organization of accounting professionals in the late nineteenth century, the teaching, then commercial, emerges as a new option for students and professionals; |
Palavras-chave |
ciências contábeis; ensino comercial; ensino contábil; escola de comércio; profissionais contábeis; UFRGS; história da contabilidade; accounting education; accounting professionals; accounting sciences; commercial education; school of commerce; history of accounting; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Sociais Aplicadas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2009-04-03; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2865; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis; |