Autor |
Breitenbach, Méri; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2068986825506188; |
Orientador |
Alves, Tiago Wickstrom; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2532605739636568; |
Co-orientador |
Diehl,Carlos Alberto; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/1642575921779245; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Medidas de desempenho para a gestão de escolas: formulando um conjunto de indicadores para auxílio à tomada de decisão; |
Resumo |
Esta pesquisa objetivou a construção de um conjunto de indicadores de desempenho que foram calculados, analisados e em seguida avaliados pelos gestores de instituições de ensino, na forma de referenciais de excelência através de benchmanking. A partir disso, permitiu-se a identificação da eficácia das instituições participantes, facultando-lhes a tomada de decisões e implementação de melhorias, por meio da auto-avaliação e da avaliação comparativa às demais instituições de ensinos participantes da pesquisa. Para a realização da pesquisa, foram necessárias fases distintas. Na fase inicial de revisão bibliográfica, foi identificado um conjunto de indicadores para apoio a gestão, os quais serviram de base para a segunda etapa que correspondeu a um levantamento com dados coletados, referente ao período de 2007 e 2008, e posterior cálculo dos indicadores (a amostra contemplou 23 escolas públicas municipais, 5 pública estaduais, ambas pertencentes às cidades de Porto Alegre e São Leopoldo, e 11 instituições privada; |
Abstract |
This research aimed to construct a set of performance indicators that were calculated, analyzed an then evaluated by managers of educational institutions, as excellence standards through benchmarking. From this, the identification of the effectiveness of the participating institutions was made possible, providing them with decision making and implementation of improvements, through self assessment and benchmarking of other education institutions which took part in the research. For this research different phases were needed. In making the initial review, a set of indicators to support the management was identified, which served as the basis for the second stage that corresponded to data collection, covering the period 2007 and 2008, and subsequent calculation of the indicators (the sample included 23 local public, 5 public state schools, both within the cities of Porto Alegre and Sao Leopoldo, and 11 private institutions in the metropolitan area). In the third phase of the research, results were analyzed so t; |
Palavras-chave |
benchmarking; gestão de instituições de ensino; indicadores de desempenho; educational institutions management; performance indicators; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Sociais Aplicadas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2009-08-03; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2862; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis; |