RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Arquitetura informacional para gestão de relacionamento: um estudo em uma instituição de ensino superior privada

Mostrar registro simples

Autor Trindade, Mauricio Fontoura;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4610981822352319;
Orientador Vanti, Adolfo Alberto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7441849125904075;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Arquitetura informacional para gestão de relacionamento: um estudo em uma instituição de ensino superior privada;
Resumo A presente pesquisa propõe a estruturação de uma Arquitetura Informacional para Gestão de Relacionamento com Alunos de Instituição de Ensino Superior (IES) privada, com base na coleta e análise dos dados do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), na observação participante e nos grupos de foco com alunos e gestores da Instituiçao de Ensino Superior (IES) em estudo. Os temas que tratam de vantagem competitiva e cadeia de valor, estratégias direcionadas ao lucro e rentabilidade, Customer Relationship Management (CRM) e marketing de relacionamento apresentados no referencial teórico, orientam a identificação dos atributos e benefícios que envolvem o termo ‘relacionamento’ e que tenham representatividade para os alunos e gestores. Os temas que tratam de arquitetura informacional e Unified Modeling Language (UML) orientam a estruturação da Arquitetura Informacional. O estudo foi realizado em uma IES privada, localizada na cidade de Porto Alegre/RS, possuindo natureza aplicada com abordagem qualitativa e expl;
Abstract This work proposes the structuring of Information Architecture for Relationship Management with students in a private higher education institution based on the gathering and analysis of the Institutional Development Plan data, on participative observation and on focus groups with students and management of the university being studied. The topics that deal with competitive advantage and value chain, strategies targeted at profit and profitability, Customer Relationship Management and relationship marketing presented in the theoretical content orientate the identification of the atributes and benefits entailed by the term relationship and that are meaningful to both students and management. The topics that deal with information architecture and Unified Modeling Language orientate the structuring of Information Architecture. The study was carried out in a private institution of higher education located in Porto Alegre/RS possessing an applied nature with a qualitative and exploratory approach enabling the compr;
Palavras-chave arquitetura informacional; CRM; marketing de relacionamento; gestão de instituições de ensino superior; information architecture; relationship marketing; unified modeling language; management of higher education institutions;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-09-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2829;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística