Autor |
Miotto, Genossi Rauch; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2307189701396477; |
Orientador |
Souza, Marcos Antônio de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0965183057761983; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Análise da gestão estratégica de custos no setor de aviação comercial brasileiro; |
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de técnicas da gestão estratégica de custos, os impactos das decisões estratégicas nos custos e na obtenção do resultado operacional das empresas do setor de aviação comercial brasileiro. As técnicas aplicadas neste estudo foram os determinantes de custos e o custo-meta. Por meio de uma pesquisa descritiva e documental, analisam-se quantitativa e qualitativamente os dados das operações de transporte de passageiros das principais companhias aéreas em âmbito doméstico, relativo aos anos de 1997 a 2005. A análise do custo-meta permitiu identificar as transformações no modelo de negócios das empresas, principalmente no que se refere aos custos e às tarifas. Tais transformações foram introduzidas por empresas entrantes durante o período analisado, fazendo com que as empresas já estabelecidas adotassem estratégias de adaptação. Algumas obtiveram êxito e outras simplesmente faliram, abandonando o mercado. Através do determinante de custos estruturais “tecnologia”, a; |
Abstract |
This work analyzes the impacts of the strategic decisions in costs and in the attainment of the operational result of the Brazilian commercial aviation companies through techniques of strategic cost management. The applied techniques in this study were the costs drivers and target cost. Through a descriptive and documental research, the data of the passengers’ transport operations of the main domestic aerial companies were analyzed quantitatively and qualitatively from 1997 to 2005. The analysis of the goal-cost allowed identifying the transformations in the companies’ business model mainly in cost and tariffs. Incoming companies inserted such transformations during the analyzed period. It made the already established companies to adopt adaptation strategies. Some succeeded and other simply failed, abandoning the market. Through the structural cost driver “technology” one analyzed the profile of the companies’ fleet of aircrafts, in that one identified the relationship with two of the main costs, cost with fu; |
Palavras-chave |
ambiente competitivo; aviação comercial; custos; gestão estratégica; commercial aviation; competitive context; costs; strategic administration; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Sociais Aplicadas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2007-06-15; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2809; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis; |