Autor |
Berti, Ariel Fernando; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7029680694978294; |
Orientador |
Bitencourt, Claudia Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7715385604038814; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A dinâmica das competências organizacionais no mercado da base da pirâmide: o caso da venda de calçados por catálogo da Azaléia Colômbia; |
Resumo |
Este trabalho se insere na perspectiva de estudo da dinâmica das competências das organizações que atuam nos mercados da base da pirâmide econômica. Para tanto, utiliza-se da metodologia de estudo de caso para compreender como se consolidam as competências da empresa calçadista Azaleia
no mercado colombiano. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, exploratória e descritiva, que trabalha com cinco categorias principais de análise (aprendizagem, estratégia, inovação, dependência de trajetória e valor para o
cliente) para analisar a consolidação das competências da empresa no mercado da base da pirâmide, caracterizado pela venda de calçados por catálogo na Colômbia. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada, semi-estruturadas, observação não-participante e análise documental, sendo analisados com auxílio do software estatístico NVivo 8. A partir da análise dos dados coletados frente ao referencial teórico utilizado para o estudo, o mercado da base da pirâmide pode ser compreendido co; |
Palavras-chave |
aprendizagem; competências organizacionais; estratégia; inovação; venda direta; base da pirâmide; learning; direct sale; innovation; organizational competences; strategy; base of the pyramid; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Sociais Aplicadas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
07-09-2009; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2747; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |