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Processos de criação e transferência de conhecimento: uma abordagem em uma organização hospitalar

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Autor Borges, Maria de Lourdes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6648365044430661;
Orientador Gonçalo, Claudio Reis;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2376190590732123;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Processos de criação e transferência de conhecimento: uma abordagem em uma organização hospitalar;
Resumo O objetivo desta dissertação é identificar e analisar como ocorrem os processos de criação e transferência de conhecimento, em uma organização hospitalar, para promover a adesão ao tratamento por Síndrome Coronariana Aguda. As conexões campo-teóricas aplicadas para a estruturação e análise da pesquisa focalizaram duas grandes dimensões: contexto interno englobando as políticas da Instituição para a adesão e os respectivos processos aplicados pela equipe com os clientes. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, exploratória através de um estudo de caso no Instituto de Medicina Vascular, um dos serviços especializados do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre (RS) que trata e previne doenças cardio e cerebrovasculares. A metodologia utilizada para análise das 13 entrevistas e observações foi a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e para a análise das três falas-em-interação foi a Análise da Conversa. Os resultados indicaram que os processos de criação e transferência do conhecimento para a promoção da adesão a;
Abstract The purpose of this dissertation is to identify and to analyze how the creation and knowledge transfer processes occur in a hospital organization to promote the adherence of the treatment of Coronary Severe Syndrome. The applied field-theoretical connections to the structuring and analysis of the research focused two great dimensions: the internal context including the politics of the Institution for the adherence and their respective applied processes by the team with the clients. The study presents a qualitative and exploratory approach through a case study in the Vascular Medicine Institute, one of the specialized services of Mãe de Deus Hospital of Porto Alegre (RS) that treats and prevents cardio and cerebrovascular diseases. The methodology used for the analysis of the 13 interviews and observations was Content Analysis (BARDIN, 1977) and for the analysis of the three talk-in-interaction it was the Conversation Analysis. The results indicated that the creation and knowledge transfer processes to the pro;
Palavras-chave adesão ao tratamento médico; administração de serviços em saúde; criar e transferir conhecimento; estratégia de conhecimento; gestão do conhecimento;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-03-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2735;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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