RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O Fenômeno da distância psicológica na percepção dos exportadores brasileiros no estabelecimento de negócio com os Estados Unidos da América

Mostrar registro simples

Autor Pozas, Rafael Hoefel;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5443607603806556;
Orientador Vieira, Luciana Marques;
Lattes do orientador VIEIRA, Luciana Marques;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O Fenômeno da distância psicológica na percepção dos exportadores brasileiros no estabelecimento de negócio com os Estados Unidos da América;
Resumo No mercado internacional globalizado as empresas brasileiras enfrentam muitas dificuldades para competir com as empresas estrangeiras. A falta de experiência internacional faz com que essas empresas escolham estratégias menos complexas e tenham um baixo grau de internacionalização. Por outro lado, o mercado norte-americano é considerado o principal mercado consumidor do mundo, e também é um mercado competitivo em que a concorrência é qualificada e a exigência dos consumidores é grande. Nesse contexto que fatores podem influenciar as empresas brasileiras na escolha de suas estratégias para enfrentar o mercado dos Estados Unidos? Entre tantos fatores, as diferenças culturais entre os exportadores brasileiros e os importadores norte-americanos podem estar influenciando a tomada de decisão do exportador brasileiro, que, percebendo-se distante culturalmente dos Estados Unidos, opta pela estratégia de menor envolvimento e risco. O modelo de Uppsala trata da internacionalização como uma estratégia onde a empresa adq;
Palavras-chave barreiras no mercado norte-americano; diferenças culturais; distância psicológica; estratégia de internacionalização; cultural differences; north american barriers; psychological distance; internationalization;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-08-01;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2726;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística