Autor |
Pozas, Rafael Hoefel; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5443607603806556; |
Orientador |
Vieira, Luciana Marques; |
Lattes do orientador |
VIEIRA, Luciana Marques; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O Fenômeno da distância psicológica na percepção dos exportadores brasileiros no estabelecimento de negócio com os Estados Unidos da América; |
Resumo |
No mercado internacional globalizado as empresas brasileiras enfrentam muitas dificuldades para competir com as empresas estrangeiras. A falta de experiência internacional faz com que essas empresas escolham estratégias menos complexas e tenham um baixo grau de internacionalização. Por outro lado, o mercado norte-americano é considerado o principal mercado consumidor do mundo, e também é um mercado competitivo em que a concorrência é qualificada e a exigência dos consumidores é grande. Nesse contexto que fatores podem influenciar as empresas brasileiras na escolha de suas estratégias para enfrentar o mercado dos Estados Unidos? Entre tantos fatores, as diferenças culturais entre os exportadores brasileiros e os importadores norte-americanos podem estar influenciando a tomada de decisão do exportador brasileiro, que, percebendo-se distante culturalmente dos Estados Unidos, opta pela estratégia de menor envolvimento e risco. O modelo de Uppsala trata da internacionalização como uma estratégia onde a empresa adq; |
Palavras-chave |
barreiras no mercado norte-americano; diferenças culturais; distância psicológica; estratégia de internacionalização; cultural differences; north american barriers; psychological distance; internationalization; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Sociais Aplicadas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2008-08-01; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2726; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |