Autor |
Zanluchi, João Batista; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1978422359588302; |
Orientador |
Gonçalo, Claudio Reis; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2376190590732123; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Relação universidade-empresa: um estudo no setor de T.I. do Estado do Rio Grande do Sul; |
Resumo |
A relação Universidade-Empresa é um tema em constante debate na esfera nacional, sendo que vários estudos buscam avaliar esta relação sob diversos ângulos e focos de pesquisa. O referencial teórico sobre o tema apresenta uma carência de estudos com foco na empresa. Com base nesta premissa este estudo investigou a relação Universidade-Empresa no setor de T.I. do Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de avaliar como é o relacionamento das empresas com as universidades. A metodologia adotada compreendeu uma etapa qualitativa através do estudo de caso de uma empresa que coopera com universidades e uma empresa que não estabelece este tipo de relacionamento, e uma etapa quantitativa através do método de corte transversal onde 195 empresas constituíram a amostra da pesquisa. A análise dos dados verificou que as empresas buscam estabelecer projetos em parcerias com universidades com o objetivo principal de desenvolver capacidades para competir sendo que o retorno intelectual e a aprendizagem dos recursos humanos; |
Abstract |
The University-Industry relationship is a subject of constant debate in the national sphere. Many studies seek evaluate this relationship in various ways and focus of research. The theoretical reference on the subject shows a lack of studies with a focus on the company. Based on this premise this study investigated the University-Industry relationship in the I.T. sector of the State of Rio Grande do Sul with the objective that evaluate how is the relationship Between companies and universities. The methodology used a two-step method. The firt – exploratory – adopted a qualitative approach, through case study of a company that cooperates with universities and a company that does not establish this kind of relationship. The second one – descriptive – adopted a quantitative approach, based on data collected in a survey where 195 companies formed the sample of search. The data’s analysis found that companies seek to establish projects in partnerships with universities with the main objective of developing capabil; |
Palavras-chave |
aprendizagem; cooperação; inovação; performance; relação universidade-empresa; cooperation; inovation; learning; performance; university-industry relationship; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Sociais Aplicadas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2008-03-31; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2723; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |