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A relação entre benefícios simbólicos do consumo e identidade: uma investigação através de uma abordagem metodológica mista

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metadataTrad.dc.contributor.author Ferla, Diego Alexsander;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0302110366562298;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silveira, Teniza da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8476700856372881;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A relação entre benefícios simbólicos do consumo e identidade: uma investigação através de uma abordagem metodológica mista;
metadataTrad.dc.description.resumo O consumo vem sendo apontado como pilar fundamental na formação da identidade dos consumidores. Em áreas como sociologia, psicologia e antropologia, a idéia de identidade há muito vem sendo discutida. No que diz respeito ao comportamento do consumidor, há menos de duas décadas que ela vem ganhando notoriedade. Desde então, diversos estudos sobre identidade e consumo foram realizados. No entanto, estes estudos foram de cunho qualitativo, deixando assim, uma lacuna metodológica latente. O propósito deste estudo é verificar a relação existente entre os benefícios simbólicos proporcionados pelo consumo e a formação da identidade dos jovens consumidores, através de uma abordagem teórica multidisciplinar, e de uma abordagem metodológica mista, que tragam contribuições, especialmente, para a perspectiva do comportamento do consumidor. Na etapa qualitativa do estudo, entrevistas em profundidade e a técnica de autodriving foram utilizadas para identificação dos benefícios simbólicos percebidos pelos jovens consumid;
metadataTrad.dc.description.abstract Consumption has been appointed as the fundamental pillar in the consumers’ identity formation. In areas such as sociology, psychology and anthropology, the idea of identity has been long discussed. Regarding consumer behavior, identity has been gaining notoriety in the last two decades. Since then, several studies about identity and consumption have been made. However, these studies had a qualitative characteristic, leaving a latent methodological gap. The purpose of this study is to verify the actual relationship between the symbolic benefits provided by consumption and the identity formation of young consumers through a theoretical multidisciplinary approach and of a mixed methodological approach which bring contribution, especially to the perspective of the consumer behavior. In the qualitative step of the study, in depth interviews and the auto driving technique have been used to identify the symbolic benefits perceived by the young consumers and to the elaboration of the questionnaire used in the quant;
metadataTrad.dc.subject benefícios simbólicos; consumo; identidade; jovens; consumidor; consumption; identity; youngster; symbolic benefits;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2008-03-18;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2718;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


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