RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Aprendizagem e internacionalização em pequenas e médias empresas: um estudo sobre empresas moveleiras do Rio Grande do Sul (Brasil)

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Schilling, Luís Felipe;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0981422472387711;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Souza, Yeda Swirski de;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2454662413132139;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Aprendizagem e internacionalização em pequenas e médias empresas: um estudo sobre empresas moveleiras do Rio Grande do Sul (Brasil);
metadataTrad.dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é o de analisar aspectos favorecedores e dificultadores aos processos de aprendizagem que ocorrem durante a internacionalização de um grupo de empresas moveleiras da Região da Serra do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Os casos das empresas participantes do estudo e sua internacionalização são descritos. Os processos de aprendizagem organizacional e interorganizacional vinculados à internacionalização são descritos com base no modelo dos “4Is” e nas relações entre processos de aprendizagem e estágios de internacionalização. O estudo de caso é de natureza exploratória e descritiva e a estratégia de pesquisa é um estudo de caso único incorporado, com 4 unidades de análise. A descrição dos processos de internacionalização sugere que as empresas adotam a perspectiva da aprendizagem experiencial como estratégia de internacionalização. Para o processo de intuição – prospecção de oportunidades, a exportação aparece como opção a ser considerada. Para o processo de interpretação e integra;
metadataTrad.dc.description.abstract The objective of this work is to analyze aspects that support and impose difficulties to the processes of learning that occur during the internationalization on a group of furniture companies from Mountains Region of Rio Grande do Sul state (Brazil). The participant of the study companies’ cases and its internationalization are described. The processes of organizational and interorganizational learning tied to the internationalization are described based on “4Is” model and in the relations between processes of learning and stages of internationalization. The case study is of exploratory and descriptive nature and the research strategy is a study of an incorporated single case, with 4 analysis units. The description of the internationalization processes suggests that the companies adopt the perspective of the experiential learning as an internationalization strategy. For the intuition process – opportunity prospection, the exportation appears as an option to be considered. For the interpretation and integratio;
metadataTrad.dc.subject indústria moveleira; internacionalização; Rio Grande do Sul; aprendizagem organizacional; furniture industry; internationalization; organizational learning;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2007-08-29;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2713;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics