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A estratégia competitiva de uma empresa do sul do país no setor de medição de energia do mercado brasileiro

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Autor Silva, Hélio Lippert da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1733559772359451;
Orientador Hexsel, Astor Eugênio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3284624757249898;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A estratégia competitiva de uma empresa do sul do país no setor de medição de energia do mercado brasileiro;
Resumo O posicionamento competitivo é o tema central desta dissertação, que tem como objetivo a análise da estratégia empregada pela Elster, uma empresa localizada na Região Sul do Brasil, participante do grupo internacional CVC Partner, para se manter operando no mercado brasileiro de medição de energia. Como referencial teórico, utilizaram-se especialmente os conceitos de Porter (1986), segundo três dimensões: a estrutura da indústria, as estratégias genéricas e a estratégia corporativa. Para responder às questões formuladas pela pesquisa, empregou-se o método de estudo de caso. Com o avanço tecnológico, constatam-se modificações na indústria: o medidor mecânico, com uma tecnologia madura e predominante nas vendas, começou a ser substituído pelo medidor eletrônico. Antevê-se que as barreiras, antes protetoras da indústria, tendem a cair, oportunizando a entrada de novos participantes e o melhor posicionamento de algumas empresas já presentes no mercado. Até o momento, os ganhos da Elster advindos de seu pertencime;
Abstract Competitive positioning is the core theme of this dissertation, which seeks to analyse the strategy employed by Elster, a business unit of the CVC Partner international corporation that is located in southern Brazil and operates in the Brazilian electricity metering industry. Concepts by Porter (1986) were adopted as theoretical framework, according to three dimensions: the industry’s structure, generic strategies and the corporate strategy. The case study approach was used to address questions raised in the research. It is evident that the industry has been undergoing changes; the mechanical electricity meter, with its consolidated technology and prevailing position in sales, is being replaced at large by the electronic meter. It is anticipated that protective barriers once existing in the industry are bound to collapse, paving the way for newcomers and for a better positioning of some companies that already have a standing in the segment. Until now the benefits Elster enjoyed in being part of an internation;
Palavras-chave estratégia competitiva; medidores de energia; mercado brasileiro; competitividade empresarial;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-07-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2695;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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