RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

As relações universidade empresa: uma análise de estratégias das unidades de gestão e desenvolvimento tecnológico das universidades

Mostrar registro simples

Autor Cantele, Luís Fernando;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5564232157465427;
Orientador Bignetti, Luiz Paulo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8828020239797391;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título As relações universidade empresa: uma análise de estratégias das unidades de gestão e desenvolvimento tecnológico das universidades;
Resumo As interações entre as universidades e o setor empresarial constituem um tema de interesse crescente. O processo de mudanças contínuas, a que as empresas estão submetidas requer dos atores empresariais novas formas de atuação para garantir sua competitividade, e as universidades se constituem, principalmente no Brasil, onde não há uma tradição das empresas investirem em áreas de pesquisa e desenvolvimento próprias, um importante parceiro. Tendo isso em vista o objetivo central deste trabalho foi de analisar de que forma as UGDT (Unidades de Gestão e Desenvolvimento Tecnológico) propostas pelas universidades tem promovido a interação com o setor empresarial. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e exploratória, sendo conduzido um estudo de casos múltiplos em duas universidades gaúchas, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Foram realizadas entrevistas em profundidade e coletas de dados secundários com representantes da;
Abstract The interactions between universities and businesses constitute a theme of increasing interest. The process of continuous changes to what the companies undergo require, from the players, new ways to act in order to guarantee their competitive status, and universities have become important partners, mostly in Brazil where there is no tradition for companies to invest in their own research and development areas. Taking into account that the aim of this work was to analyze how the UGDT (Technological Development and Management Units), proposed by universities, have promoted the interaction with businesses. The methodology used was qualitative and exploratory. A study of multiple cases in two universities of the state of Rio Grande do Sul, UFRGS – Rio Grande do Sul Federal University – and PUCRS – Catholic University of Rio Grande do Sul – was conducted. Thorough interviews and secondary data collection with representatives of these two universities, of the UGDTs, as well as with partner companies appointed by th;
Palavras-chave administração universitária; ciência; desenvolvimento tecnológico; empresa; estratégia; relação; tecnologia; universidade; strategic alignment; strategy; technological development; management; university-company relation;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-01-10;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2693;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística