Autor |
Schuh, Geane Cristina; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3448972969781573; |
Orientador |
Costa, Achyles Barcelos da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0173272835376949; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O design como diferencial competitivo: um estudo em pequenas empresas calçadistas do Vale do Sinos; |
Resumo |
Diante de um cenário de forte competição, que tem exigido das empresas calçadistas um novo posicionamento estratégico, o design apresenta-se como uma alternativa para inovação e diferenciação dos produtos. Este estudo buscou investigar quais as capacitações tecnológicas e gerenciais necessárias para que empresas calçadistas, particularmente as de menor porte, melhorem sua competitividade a partir da inclusão do design em sua atividade diária. Para o alcance do objetivo delineado foi aplicado um questionário semi-estruturado junto a empresas inseridas no arranjo produtivo local do Vale do Sinos para identificar os principais fatores que estimulam e dificultam a utilização do design neste setor. Adicionalmente foi realizado um levantamento de informações acerca das ações desenvolvidas por agentes externos às empresas (associações de classe e instituições de apoio do setor). Os resultados da pesquisa indicam que o design vem sendo incorporado às estratégias empresariais e nas ações de instituições de apoio ao se; |
Palavras-chave |
design; estratégia competitiva; indústria calçadista; inovação tecnológica; Rio dos Sinos; competitividade industrial; competitiveness; innovation and footwear industry; design; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Sociais Aplicadas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
24-08-2006; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2687; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |