RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Calza, Márlon Uliana;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0344627106609671;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silveira, Fabrício Lopes da;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir;
metadataTrad.dc.description.resumo A camiseta estampada expressa e representa a grande diversidade cultural exposta nas ruas, vestindo sujeitos que transitam pelo cenário vivo e dinâmico das cidades, produzindo diferentes sentidos, além de interações. Nesta investigação, a ênfase recai não apenas sobre a definição deste meio de comunicação, mas também sobre sua processualidade comunicativa, considerando-se que pode ser percebido e identificado junto à Comunicação Visual Urbana. Mesmo à margem dos muitos objetos estudados pelo campo da Comunicação, a camiseta estampada é marcada por um viés publicitário, no que diz respeito ao seu uso ou abordagem, sendo, ainda, atravessada por lógicas comunicacionais. Deste modo, a discussão aqui é empreendida a partir de uma perspectiva que envolve a interação social como ângulo principal, e o objeto empírico – camiseta estampada – enquanto fenômeno investigado. Sua observação é realizada a partir da utilização de métodos que se aproximam da Pesquisa Etnográfica, com ênfase e destaque para a Fotografia, consi;
metadataTrad.dc.description.abstract The printed t-shirt expresses and represents the great cultural diversity found on the streets, dressing individuals that walk around in the alive and dynamic scene of the cities, producing different meanings and interactions. In this research, the emphasis is not just on the definition of this medium, but also on its communicative process, considering that it can be perceived and identified at the Urban Visual Communication. Having a small part in the scope of many objects of study in the Area of Communication, the printed t-shirt is marked by an Advertising perspective, related to its use or approach, and also crossed mainly by logical communication. Therefore, this discussion is based on the perspective that involves the social interaction as its main angle, and the empirical object – the printed t-shirt – as the phenomenon investigated. Its observation is based on the use of methods that approaches related to the Ethnographic Research, with emphasis on the Photography, considered as an important Visual Me;
metadataTrad.dc.subject comunicação visual urbana; interação; camiseta estampada; interaction; urban visual communication; printed t-shirt;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2009-03-16;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2647;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics