Resumo:
Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito da audiovisualidade televisiva, inserida na Linha de Pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Nela proponho a problematização do que chamo aqui de publicitário, tomado numa perspectiva que vai além da publicidade e do audiovisual, tal como são definidos classicamente. O publicitário se articula como elemento constituinte da trama audiovisual, aqui recortada nas dimensões do televisivo, e torna-se perceptível para o espectador em diferentes intensidades, no fluir de sons e imagens da TV. O publicitário televisivo está presente nos comerciais veiculados entre os blocos da programação, porém não se limita a eles, mas se articula pela linguagem, pelo discurso e no fluxo, em vinhetas, promos, merchandisings, em momentos em que a mídia fala de si mesma, bem como em programas esportivos, telejornais, telenovelas, shows, entre outros. Assim, o publicitário é proposto, nesta pesquisa, como um domínio, logo