RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Graffitações televisivas: um estudo cartográfico sobre a atualização do graffiti na MTV

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Farina, Camila Thormann;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4890095038995308;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Rosário, Nísia Martins do;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2853896182203821;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Graffitações televisivas: um estudo cartográfico sobre a atualização do graffiti na MTV;
metadataTrad.dc.description.resumo A pesquisa que toma forma nas páginas desta dissertação de mestrado problematiza o graffiti na mídia TV, considerando sua atualização na Music Television (MTV) brasileira. A dissertação, inserida na linha de pesquisa de Audiovisualidades do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNISINOS, partiu da intuição de uma graffitação televisiva na emissora, em relação à qual o projeto colocou os seguintes problemas de pesquisa: Como se atualiza o graffiti na MTV? Que devires de TV podem ser encontrados nas atualizações do graffiti na MTV? Como se configuram os processos técnicos e estéticos nas atualizações do graffiti da MTV? As opções metodológicas estão relacionadas ao processo cartográfico, ao método intuitivo de Bergson, ao método do rizoma de Deleuze e Guattari e ao método desconstrutivo de Derrida. O corpus que possibilitou a cartografia é resultado de um recorte cartográfico de tempos de TV moldurados pela emissora: comerciais, marketing points (MP) e promo imagens (PI) que, apreendidos dos tempos fluíd;
metadataTrad.dc.description.abstract This thesis is a research about graffiti on Television, considering it’s actualization on Brazilian Music Television (MTV). This work belongs to Audiovisual research line of Post Graduation in Communication by UNISINOS, and had come from the intuition of a televisioned-graffiti working on TV programming. On the way to research about this phenomenon this project tries to get an answer to the following questions: How does graffiti is being actualized on MTV? Wich devires of graffiti can be found on these actualization? Wich configurations are established by the esthetic and technical processes on the actualization of graffiti on MTV? The methodological processes of this research are taken in contemporary philosophy related to the Bergson’s intuition method, Deleuze and Guattari’s rizoma method, Derrida’s desconstructive method and, finally, the cartographic process of investigation. The corpus for cartographic analysis was taken from MTV’s fluxes: commercials, marketing points (MP) and promo-images (PI), those;
metadataTrad.dc.subject cartografia; graffitação televisiva; graffiti; MTV; mídia TV; cartography; televisioned-graffiti; graffiti on television;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2008-02-26;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2633;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics