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O discurso do fotojornalismo independente na guerra do Iraque

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Autor Furtado, Orleães Alan Mendonça;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3359572464547864;
Orientador Marocco, Beatriz Alcaraz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0598418499690877;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O discurso do fotojornalismo independente na guerra do Iraque;
Resumo o presente trabalho investiga o fotojornalismo independente produzido durante a Guerra do Iraque (2003), ao tomar como objeto de análise o livro de fotografia Unembedded: four independent photojournalists on the war in Iraq (2005). O objetivo central dessa investigação é entender o que um livro de fotografias pode endereçar ao leitor justamente num conflito que recebeu uma extensa cobertura jornalística em outros meios de comunicação. O desenvolvimento da pesquisa está centrado em três abordagens: a examinação do livro de fotografia enquanto um processo comunicacional (uma prática fotojornalística diferenciada), a observação dos fotojornalistas independentes durante a guerra e uma análise específica do discurso do livro Unembedded. O estudo está ancorado teórica e metodologicamente em quatro autores centrais: a Semiótica de Roland Barthes e Umberto Eco acerca da fotografia e do signo visual; as abordagens do discurso fotojornalístico de John Tagg (estabelecidas a partir de uma leitura de Michel Foucault); e o;
Abstract this work investigates the independent photojournalism produced during Iraq War (2003), taking as objects of analysis the photographic book Unembedded: four independent photojournalists on the war in Iraq (2005). The main objective of this investigation is understood what a book can address to a reader in a war that received a huge coverage in the mainstream media. The progress of the research is based in three ways: the examination of the photographic book while a communicative process (a specific practice in photojournalism), an examination of the independent correspondents during the war and a specific analysis of the book’s discourse. The study is theoretically and methodologically based in four central authors: the Semiotics studies of Roland Barthes and Umberto Eco about the photography and the visual communication; the analysis of the photojournalism in John Tagg (establish through the Michel Foucault’s perspective); and the studies about Sociology of Violence in John Keane. It realized that the book U;
Palavras-chave discurso; fotojornalismo independente; guerra do Iraque; fotojornalismo; discourse; Iraq War; photographic book; photojournalism;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-02-28;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2624;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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